Aponte, dentre as afirmações abaixo, a que não constitui ponto de contribuição da psicanálise para a psicopedagogia:
- A) Permite ao psicopedagogo atuar como psicoterapeuta emocional.
- B) Permite ao psicopedagogo entender o modo como a personalidade funciona e é estruturada.
- C) Permite ao psicopedagogo entender o modo como o aluno lida com seus impulsos e desejos.
- D) Permite ao psicopedagogo entender o modo como os alunos valorizam ou não seus objetos internos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Permite ao psicopedagogo atuar como psicoterapeuta emocional.
Aponte, dentre as afirmações abaixo, a que não constitui ponto de contribuição da psicanálise para a psicopedagogia:
a) Permite ao psicopedagogo atuar como psicoterapeuta emocional.
INCORRETA. O entendimento proposto pela alternativa baseia-se na compreensão de que, as contribuições da psicanálise à psicopedagogia, não habilitam tais profissionais para o manejo de questões que competem a atuação apropriadas a psicologia, portanto, é procedente o que traz a assertiva.
b) Permite ao psicopedagogo entender o modo como a personalidade funciona e é estruturada.
CORRETA. A psicanálise pode auxiliar ao psicopedagogo na compreensão de aspectos relacionados a personalidade (como ID, Ego e Superego), além dos conteúdos subjacentes a esta, tais como consciente, pré-consciente e inconsciente.
c) Permite ao psicopedagogo entender o modo como o aluno lida com seus impulsos e desejos.
CORRETA. O auxílio fornecido pela perspectiva do mecanismo de defesas, por exemplo, como a sublimação (na qual impulsos ou idealizações socialmente censurados são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis) costumam contribuir de modo consistente com a prática da psicopedagogia.
d) Permite ao psicopedagogo entender o modo como os alunos valorizam ou não seus objetos internos.
CORRETA. A compreensão da valorização ou não dos objetos internos por parte dos estudantes, relativo as suas representações mentais, pode auxiliar o psicopedagogo no entendimento de conteúdos implícitos que influenciam o funcionamento psíquico dos alunos, seus estados afetivos, bem como suas reações comportamentais externas.
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