Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Apresentada como tratamento para diminuir o fracasso escolar, a autorregulação da aprendizagem consiste em:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) construir possibilidades de autorreflexão para o aluno estruturar, monitorar e avaliar o seu próprio aprendizado

Gabarito: Letra A

Apresentada como tratamento para diminuir o fracasso escolar, a autorregulação da aprendizagem consiste em:
a)  construir possibilidades de autorreflexão para o aluno estruturar, monitorar e avaliar o seu próprio aprendizado

Certo! A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado.

“A autorregulação da aprendizagem é definida como o processo no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado (Zimmerman & Schunk, 2011). Esse processo envolve fatores como autoconhecimento, autorreflexão, controle de pensamentos e domínio emocional, além de uma mudança comportamental por parte do estudante (Bembenutty, 2008; Wolters & Benzon, 2013). Ser autorregulado não é uma qualidade inata do indivíduo, mas, na verdade, é uma habilidade que se adquire ao longo da vida a partir de suas próprias experiências, do ensinamento de outras pessoas e da interferência do ambiente em que se está inserido (Grau & Whitebread, 2012;Volet, Vauras & Salonen, 2009).”


b)  estabelecer o ensino virtual como padrão técnico capaz de permitir que o aluno interaja apenas consigo mesmo

Errado. A autorregulação pode ocorrer em qualquer ambiente de aprendizagem, seja virtual ou presencial.


c)  estabelecer regras de disciplinamento para que os alunos estejam aptos a acumular conhecimentos

Errado. A autorregulação é um processo próprio do aluno, não um disciplinamento externo.


d)  isolar os sistemas escolares de determinantes sociais

Errado. Essa afirmativa não tem relação com a definição de autorregulação da aprendizagem.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicol. educ.,  São Paulo ,  n. 46, p. 71-80,  jun.  2018

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *