As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, e esse processo é protagonizado pelas crianças quando podem vivenciar experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais. É importante marcar que não há aprendizagem sem conteúdos. Sobre os conteúdos de ensino, julgue os itens a seguir:
I. Concebe os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.
II. Os conteúdos abrangem também, além de fatos, conceitos e princípios, os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem.
III. A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.
IV. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Desde os conceitos mais simples até os mais complexos, a aprendizagem se dá por meio de um processo de constantes idas e vindas, avanços e recuos nos quais as crianças constroem idéias provisórias, ampliam-nas e modificam-nas, aproximando-se gradualmente de conceitualizações cada vez mais precisas.
Estão CORRETOS apenas os itens:
- A) Todos.
- B) I e IV.
- C) II, III e IV.
- D) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Todos.
As alternativas foram embasadas em publicação do Ministério da Educação _MEC, sob o título “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” (2001). Com base nisto vamos a análise dos itens.
I. Concebe os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.
CORRETO. Segundo a publicação supracitada (2001, p. 49):
“....este Referencial concebe os conteúdos, por um lado, como a concretização dos propósitos da instituição e, por outro, como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.”
II. Os conteúdos abrangem também, além de fatos, conceitos e princípios, os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem.
CORRETO. Conforme a literatura do MEC (2001, p. 49):
“Os conteúdos abrangem, para além de fatos, direitos e princípios, também os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem”
III. A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.
CORRETO. De acordo com o documento especializado do MEC (2001, p. 49):
“A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.”
IV. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Desde os conceitos mais simples até os mais complexos, a aprendizagem se dá por meio de um processo de constantes idas e vindas, avanços e recuos nos quais as crianças constroem idéias provisórias, ampliam-nas e modificam-nas, aproximando-se gradualmente de conceitualizações cada vez mais precisas.
CORRETO. Ratificando o que traz o item, consta neste referencial curricular do MEC (2001, p.50):
“Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Desde os conceitos mais simples até os mais complexos, a aprendizagem se dá por meio de um processo de constantes idas e vindas, avanços e recuos nos quais as crianças constroem idéias provisórias, ampliam-nas e modificam-nas, aproximando-se gradualmente de conceitualizações cada vez mais precisas.”
Considerando a análise dos itens apresentados, ratifica-se que TODOS estão CORRETOS, portanto, LETRA A.
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Fonte consultada:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil I. Brasília: MEC/SEF, 2001.
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