As políticas públicas em educação são um conjunto de ações e normas que visam garantir o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos, considerando as demandas e necessidades da sociedade. A psicologia escolar é uma área de atuação profissional e de produção de conhecimento, que busca contribuir para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais, tendo como referência os princípios do desenvolvimento humano e a estimulação de potencialidades. A atuação do psicólogo escolar deve estar, portanto, alinhada com as políticas públicas em educação e enfatizar a valorização pessoal e a cidadania. Assinale a alternativa que apresenta esse alinhamento de forma correta.
- A) Aplicar testes psicológicos e psicopedagógicos para identificar aptidões, interesses, dificuldades e transtornos de aprendizagem dos alunos.
- B) Promover ações de saúde mental na escola, como palestras, oficinas, grupos de apoio e encaminhamentos para serviços especializados.
- C) Realizar orientação vocacional e profissional para os alunos do ensino médio, auxiliando-os na escolha de uma carreira e na preparação para o mercado de trabalho.
- D) Participar da elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos, que contemplem a diversidade cultural, étnica, de gênero, classe e necessidades educacionais especiais dos alunos.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D) Participar da elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos, que contemplam a diversidade cultural, étnica, de gênero, classe e necessidades educacionais especiais dos alunos.
Essa alternativa está em consonância com as políticas públicas em educação, que buscam garantir o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos, considerando as demandas e necessidades da sociedade. O psicólogo escolar deve atuar em conformidade com essas políticas, contribuindo para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais.
Os projetos pedagógicos devem ser elaborados, implementados e avaliados de forma a atender às necessidades educacionais específicas dos alunos, considerando a diversidade cultural, étnica, de gênero, classe e necessidades especiais. Dessa forma, o psicólogo escolar pode contribuir para a criação de um ambiente educacional mais inclusivo e democrático.
As outras alternativas não estão em consonância com as políticas públicas em educação, pois não consideram a diversidade dos alunos e não buscam atender às suas necessidades educacionais específicas. A aplicação de testes psicológicos e psicopedagógicos (alternativa A) pode ser um instrumento para identificar as necessidades dos alunos, mas não é suficiente para garantir a inclusão e a diversidade. A promoção da saúde mental na escola (alternativa B) é importante, mas não é o foco principal da atuação do psicólogo escolar. A orientação vocacional e profissional (alternativa C) é importante, mas não considera a diversidade dos alunos.
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