As Referências Técnicas para a Atuação da Psicologia na Educação Básica foram publicadas em 2013. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O psicólogo em contextos educativos tem muito a contribuir na busca de uma prática pedagógica voltada à humanização, enfatizando a dimensão subjetiva das experiências educacionais.
( ) É função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico das escolas.
( ) Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.
( ) Trabalhar com professores por meio da formação continuada é uma função do psicólogo em contextos educativos, no entanto é pouco requerida do psicólogo, já que é feita pelas secretarias de educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A) F – V – V – V.
- B) V – F – V – F.
- C) F – V – F – V.
- D) V – V – V – F.
- E) V – F – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V – V – V – F.
Gabarito Letra D
(V ) O psicólogo em contextos educativos tem muito a contribuir na busca de uma prática pedagógica voltada à humanização, enfatizando a dimensão subjetiva das experiências educacionais.
Verdadeiro! Veja:
“De acordo com os pressupostos de uma teoria crítica da educação, cada profissional – educador e psicóloga (o) - assumirá o compromisso de contribuir, com seus conhecimentos e práticas, para a compreensão das questões que envolvem a política educacional e suas implicações no trabalho docente. Esse propósito se constitui no que entendemos seja um processo de formação continuada. Assim, os profissionais buscarão formas que, efetivamente, propiciem o processo de apropriação do conhecimento e as transformações nas relações sociais. Soma-se a isso, a possibilidade da (o) psicóloga (o) trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo. A (o) psicóloga (o) em contextos educativos tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização. Para tanto, é necessário que enfatize a dimensão subjetiva das experiências educacionais. Dar visibilidade à presença do sujeito como uma totalidade, destacando a subjetividade que acompanha e caracteriza o processo educativo é tarefa específica das (os) psicólogas (os).”
(V) É função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico das escolas.
Verdadeiro! Ao cumprir essa função, o psicólogo deve destacar a dimensão subjetiva da realidade escolar.
“As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.”
(V) Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.
Verdadeiro! Esse é o objetivo do psicólogo nesse contexto.
“No trabalho com estudantes, é fundamental resgatar a função do conhecimento científico como instrumento que possibilita a compreensão e transformação da realidade (VYGOTSKY, 2000). A (ao) psicóloga (o) cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade. No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno prospectivamente, naquilo que ele pode se desenvolver, e não se restringir àquilo que o aluno não consegue realizar, ou mesmo centrar-se somente no aluno, sem refletir sobre a produção social do fracasso escolar.”
(F) Trabalhar com professores por meio da formação continuada é uma função do psicólogo em contextos educativos, no entanto é pouco requerida do psicólogo, já que é feita pelas secretarias de educação.
Falso. A formação continuada de professores é uma atividade importante do psicólogo escolar.
Assim, a sequência correta é VVVF
Gabarito Letra D
Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.
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