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As Referências Técnicas para a Atuação da Psicologia na Educação Básica foram publicadas em 2013. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

(   ) O psicólogo em contextos educativos tem muito a contribuir na busca de uma prática pedagógica voltada à humanização, enfatizando a dimensão subjetiva das experiências educacionais.

(   ) É função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico das escolas.

(    ) Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.

(    ) Trabalhar com professores por meio da formação continuada é uma função do psicólogo em contextos educativos, no entanto é pouco requerida do psicólogo, já que é feita pelas secretarias de educação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) V – V – V – F.

Gabarito Letra D

(V ) O psicólogo em contextos educativos tem muito a contribuir na busca de uma prática pedagógica voltada à humanização, enfatizando a dimensão subjetiva das experiências educacionais.

Verdadeiro! Veja:

“De acordo com os pressupostos de uma teoria crítica da educação, cada profissional – educador e psicóloga (o) - assumirá o compromisso de contribuir, com seus conhecimentos e práticas, para a compreensão das questões que envolvem a política educacional e suas implicações no trabalho docente. Esse propósito se constitui no que entendemos seja um processo de formação continuada. Assim, os profissionais buscarão formas que, efetivamente, propiciem o processo de apropriação do conhecimento e as transformações nas relações sociais. Soma-se a isso, a possibilidade da (o) psicóloga (o) trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo. A (o) psicóloga (o) em contextos educativos tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização. Para tanto, é necessário que enfatize a dimensão subjetiva das experiências educacionais. Dar visibilidade à presença do sujeito como uma totalidade, destacando a subjetividade que acompanha e caracteriza o processo educativo é tarefa específica das (os) psicólogas (os).” 

 

(V) É função do psicólogo participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político-pedagógico das escolas.

Verdadeiro! Ao cumprir essa função, o psicólogo deve destacar a dimensão subjetiva da realidade escolar.

“As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.”

 

(V) Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.

Verdadeiro! Esse é o objetivo do psicólogo nesse contexto.

“No trabalho com estudantes, é fundamental resgatar a função do conhecimento científico como instrumento que possibilita a compreensão e transformação da realidade (VYGOTSKY, 2000). A (ao) psicóloga (o) cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade. No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno prospectivamente, naquilo que ele pode se desenvolver, e não se restringir àquilo que o aluno não consegue realizar, ou mesmo centrar-se somente no aluno, sem refletir sobre a produção social do fracasso escolar.” 

 

(F) Trabalhar com professores por meio da formação continuada é uma função do psicólogo em contextos educativos, no entanto é pouco requerida do psicólogo, já que é feita pelas secretarias de educação.

Falso. A formação continuada de professores é uma atividade importante do psicólogo escolar.

 

Assim, a sequência correta é VVVF

Gabarito Letra D

 

Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

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