Assinale a alternativa que não apresenta comportamento dos professores que se relaciona com a promoção da motivação e do bom desempenho acadêmico dos alunos.
- A) oferta de apoio, incentivo e orientação aos alunos
- B) implementação de ações educativas que tenham como finalidade o crescimento pessoal do aluno e o domínio da tarefa em ambiente de cooperação
- C) preparação de atividades de aprendizagem com um nível apropriado de complexidade, agradáveis e desafiantes para os alunos
- D) promoção de avaliações que também fomentem oportunidades de participação, aprendizagem e melhoria do desempenho dos alunos
- E) expectativas e estilos dos professores
Resposta:
A alternativa correta é letra E) expectativas e estilos dos professores
Assinale a alternativa que não apresenta comportamento dos professores que se relaciona com a promoção da motivação e do bom desempenho acadêmico dos alunos.
Essa questão está baseada no seguinte trecho do artigo "A motivação escolar e o processo de aprendizagem" de Lourenço e Olímpia:
"As mesmas autoras mencionam que a investigação da área tem apontado uma série de comportamentos dos professores que se relacionam frequentemente à promoção da motivação e do bom desempenho académico dos alunos, destacando-se:
(i) a oferta de apoio, incentivo e orientação aos alunos;
(ii) a implementação de acções educativas que tenham como finalidade o crescimento pessoal do aluno e o domínio da tarefa em ambiente de cooperação;
(iii) a preparação de actividades de aprendizagem com um nível apropriado de complexidade, agradáveis e desafiantes para os alunos;
(iv) a promoção de avaliações que também fomentem oportunidades de participação, aprendizagem e melhoria do desempenho dos alunos; e
(v) a utilização de feedbacks positivos acerca da competência e a auto-eficácia dos alunos nas actividades, incentivando o esforço e a utilização adequada de estratégias de aprendizagem."
A única alternativa que não está de acordo com o texto acima é a Letra E.
a) oferta de apoio, incentivo e orientação aos alunos
b) implementação de ações educativas que tenham como finalidade o crescimento pessoal do aluno e o domínio da tarefa em ambiente de cooperação
c) preparação de atividades de aprendizagem com um nível apropriado de complexidade, agradáveis e desafiantes para os alunos
d) promoção de avaliações que também fomentem oportunidades de participação, aprendizagem e melhoria do desempenho dos alunos
e) expectativas e estilos dos professores
Deixe um comentário