Associe as assertivas sobre eventos históricos da Psicologia Escolar e escolha a alternativa correta:
1 – Década de 70.
2 – Década de 80.
3 – Década de 90.
( ) Criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) tendo como desígnio procurar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, aguilhoar e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e estimular o melhoramento dos serviços prestados por estes profissionais.
( ) Publicação da Lei Federal 5.766, que versa sobre a criação dos Conselhos de Psicologia e a decorrente obrigatoriedade de registro para desempenho da profissão de psicólogo. Aos pedagogos concedeu-se o direito de registrar-se como tal, muitos continuaram na área da Psicologia Escolar.
( ) Abandono do enfoque clínico em favor do modelo pedagógico. A atenção ao indivíduo direcionada para uma concepção preventiva e voltada à saúde psicológica. Início e ênfase para a visão sistêmica, que inclui um olhar cultural e histórico da escola e dos fenômenos educativos. O aluno passa aser avaliado como um sujeito em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
A sequência correta de cima para baixo é:
- A) 1, 2, 3.
- B) 3, 1, 2.
- C) 2, 1, 3.
- D) 1, 3, 2.
- E) 3, 2, 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 3, 1, 2.
1 - Década de 70.
Segundo Cassins (2007, p 21):
“Década de 70: Com a publicação da Lei Federal 5.766/71, que trata da criação dos Conselhos de Psicologia e a conseqüente obrigatoriedade de registro para atuação como psicólogo, os pedagogos puderam registrar-se como tal. Destes, muitos permaneceram na área da Psicologia Escolar.”
2 - Década de 80.
De acordo com Cassins (2007, p.21):
“Década de 80: A Psicologia Escolar dá um salto de qualidade ao abandonar o enfoque clínico em favor do modelo pedagógico. Re-dirige a atenção do indivíduo, sua doença e dificuldades dentro da escola para uma concepção mais preventiva e voltada à saúde psicológica. Inicia-se o olhar sistêmico, que inclui uma visão cultural e histórica da escola e dos fenômenos educativos. O aluno, anteriormente considerado um indivíduo com problemas, passa a ser considerado um indivíduo em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.”
3 - Década de 90.
Conforme Cassins (2007, p.21):
“Década de 90: Em 1990 é criada a ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - www.abrapee.psc.br) com a finalidade de buscar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, estimular e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e incentivar a melhoria dos serviços prestados por estes profissionais..”
Com base na literatura supracitada, tem-se a seguinte associação para as proposições apresentadas:
( 3 ) Criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) tendo como desígnio procurar o reconhecimento legal do psicólogo nas instituições de ensino, aguilhoar e divulgar pesquisas nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e estimular o melhoramento dos serviços prestados por estes profissionais.
( 2 ) Publicação da Lei Federal 5.766, que versa sobre a criação dos Conselhos de Psicologia e a decorrente obrigatoriedade de registro para desempenho da profissão de psicólogo. Aos pedagogos concedeu-se o direito de registrar-se como tal, muitos continuaram na área da Psicologia Escolar.
( 1 ) Abandono do enfoque clínico em favor do modelo pedagógico. A atenção ao indivíduo direcionada para uma concepção preventiva e voltada à saúde psicológica. Início e ênfase para a visão sistêmica, que inclui um olhar cultural e histórico da escola e dos fenômenos educativos. O aluno passa aser avaliado como um sujeito em processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a sequência CORRETA, de cima para baixo é “3, 1, 2”, portanto, a alternativa que apresenta a opção VERDADEIRA se encontra na LETRA “B”.
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Fonte consultada:
Manual de psicologia escolar - educacional / Ana Maria Cassins ... [et al.]. - Curitiba : Gráfica e Editora Unificado, 2007.
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