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Atualmente, a violência nas escolas tem sido foco de análise e estudo em diversas áreas do conhecimento.

Nesse contexto, o psicólogo escolar precisa

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, devendo conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e contribuindo para a prevenção da violência nas escolas.

   

  

Nesse contexto, o psicólogo escolar precisa

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O psicólogo é o profissional apto para realizar um trabalho de prevenção e enfrentamento da violência escolar, ajudando a escola a construir espaços e relações mais saudáveis. Mas, para isso, é de fundamental importância que ele esteja inserido no ambiente da escola, participando do seu cotidiano para que possa ter uma atuação específica e mais voltada à realidade.

 

Será no campo das relações estabelecidas dentro da instituição e desta com o ambiente no qual está inserida que o profissional de Psicologia terá condições de desenvolver novas alternativas para o seu trabalho. O psicólogo deve ocupar um lugar de escuta, possibilitando que se criem espaços de discussões e construção de conhecimento de forma que os problemas sejam discutidos e a busca por soluções seja compartilhada (Martins, 2003).

 

Estando o psicólogo ligado à instituição, ele tem a possibilidade de atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, podendo, assim, conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e evitando o surgimento de qualquer forma de violência nas escolas.

 

Nessa perspectiva, o profissional de Psicologia deve começar seu trabalho mapeando a instituição, conhecendo como estão sendo estabelecidas as relações, os conflitos existentes e as contradições institucionais que podem propiciar a problemática estudada (Marinho-Araujo & Almeida, 2008).

(...)

Na problemática em questão, uma atuação institucional preventiva deve estar ancorada na promoção de reflexões, conscientizações de papéis e nas funções dos indivíduos, objetivando desenvolver competências e habilidades para a superação de obstáculos e para o estabelecimento de relações sociais mais saudáveis (Marinho-Araujo & Almeida, 2008)."

 

Fonte: "A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying" (Freire e Aires)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  analisar as situações de violência, utilizando a visão patológica e anormal dos comportamentos que levam às dificuldades de relacionamentos dentro dessas instituições.


b)  discutir a questão com as famílias e comunidade, esclarecendo que as atitudes de violência são aprendidas em casa ou na vivência com amigos; sendo assim, a escola não teria responsabilidades sobre atos violentos cometidos por parte de seus estudantes.


c)  construir, junto com a equipe multiprofissional, medidas punitivas para aqueles que se envolvem com manifestações de violência, pois coibir esses comportamentos é o melhor caminho para evitá-los.


d)  atuar como agente de mudanças, capaz de promover reflexões a respeito do tema da violência, devendo conscientizar os agentes institucionais sobre os seus papéis, garantindo a construção de relações mais saudáveis e contribuindo para a prevenção da violência nas escolas.

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