Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Baeta (2006) apresentou contribuições para as teorias da aprendizagem em seu livro “Psicologia e Educação”. Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema.

I – Ao falar da teoria de PIAGET, Baeta destacou que já existe evidência suficiente de que a idade cronológica deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, consequentemente, como suporte para escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador.

II – A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo.

III – Na teoria de Piaget, os variantes funcionais – assimilação e acomodação – podem não estar presentes no processo de equilibração. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos.

IV – Em relação à obra de Vygotsky, Baeta destacou a fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas.

V – Baeta pontua que , sob a influência do pensamento de Marx, Vygotsky afirma que são as relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior que dão origem às formas superiores do comportamento consciente. Nestas relações com a realidade social e cultural, ou seja, com seu ambiente, o homem é um agente ativo no processo de criação desse meio.

Assinale a afirmativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

   

  

I - Ao falar da teoria de PIAGET, Baeta destacou que já existe evidência suficiente de que a idade cronológica deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, consequentemente, como suporte para escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do texto de Baeta:

 

"Já existe evidência suficiente de que a idade cronológica não deve servir de indicador a priori dos instrumentos cognitivos disponíveis por parte dos sujeitos e, conseqüentemente, como suporte para a escolha dos conteúdos e dos métodos a serem adotados pelo educador."

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Falsa.

 

II - A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"Piaget é, portanto, coerente com sua posição interacionista quando freqüentemente se baseia argumento de que em meios sociais e culturais distintos constata-se o aparecimento dos estágios em idades mais tardias em relação às crianças europeias. E mais: que o meio social pode chegar até a impedir a sua manifestação, principalmente em relação ao estágio das operações formais.

 

A transmissão social, a educação, embora não sendo vista por Piaget como condição suficiente é, no entanto, dentro de sua teoria, concebida como condição necessária para o desenvolvimento cognitivo."

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Correta.

 

III - Na teoria de Piaget, os variantes funcionais - assimilação e acomodação - podem não estar presentes no processo de equilibração. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos.

 

A afirmativa não está de acordo com o trecho abaixo:

 

"Os invariantes funcionais - assimilação e acomodação - estão sempre presentes, e é através deles que o processo de equilibração se dá. Mas, na medida em que a construção das estruturas segue uma ordem hierarquizada, o que cabe ao sujeito assimilar e acomodar compreende conteúdos cada vez mais complexos"

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Falsa.

 

IV - Em relação à obra de Vygotsky, Baeta destacou a fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas.

 

Afirmativa coerente com o texto de Baeta. Veja:

 

"A fala, que acompanha as ações práticas da criança, exerce um papel importantíssimo, na medida em que ajuda a criança a orientar suas ações. A interação entre percepção, fala e ação permite a internalização das ações, além de permitir planejamento e execução das mesmas. Trata-se de uma estrutura mental própria dos seres humanos, que permite a transição entre a fala exterior (verbalizada) e a fala interior."

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta) 

 

Assertiva Correta.

 

V - Baeta pontua que , sob a influência do pensamento de Marx, Vygotsky afirma que são as relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior que dão origem às formas superiores do comportamento consciente. Nestas relações com a realidade social e cultural, ou seja, com seu ambiente, o homem é um agente ativo no processo de criação desse meio.

 

Essa afirmativa também está de acordo com o texto de Baeta.

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas II, IV e V. Encontramos a resposta na Letra C.

 

Assinale a afirmativa correta.


a)  Apenas as afirmativas II e V são verdadeiras.
b)  Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c)  Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
d)  Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

e)  Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *