Bentham (2006), em sua obra Psicologia e Educação, discorre sobre estilos de aprendizagem, que podem ser definidos como padrões consistentes de comportamento e desempenho com o qual o indivíduo aborda as experiências educacionais. Honey e Mumford (1986) apud Bentham (2006) definiram quatro estilos de aprendizagem. Baseado nessas definições, analise as afirmativas abaixo.
I– Estilo pragmático: gosta de atiloidades em uma aula que tenham propósito. Gosta de ideias novas.
II– Estilo reflexivo: prefere manter-se reservado e observar. Gosta de pensar e analisar.
III– Estilo teórico: é racional, lógico e analltico. Gosta de teorias, modelos e de ordem.
IV– Estilo passivo: aprende acumulando informações e decorando conceitos. Prefere atividades simples e reconhece problemas.
V– Estilo ativo: funciona no presente imediato, adora desafios, entedia-se com a implementação. Gosta de participar da aula.
Assinale a opção correta.
- A) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
- B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
- C) Apenas as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
- D) Apenas as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
- E) Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
Bentham (2006), em sua obra Psicologia e Educação, discorre sobre estilos de aprendizagem, que podem ser definidos como padrões consistentes de comportamento e desempenho com o qual o indivíduo aborda as experiências educacionais. Honey e Mumford (1986) apud Bentham (2006) definiram quatro estilos de aprendizagem. Baseado nessas definições, analise as afirmativas abaixo.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Partindo de um modelo prévio de David Kolb, de 1984, em que os estilos de aprendizagem (Divergente, Assimilador, Convergente e Acomodador) podiam ser enquadrados numa continuidade entre experiência concreta, observação refletida, conceptualização abstrata e experimentação ativa, Honey e Mumford desenvolveram em 1992 um questionário sobre estilos de aprendizagem, estruturado em torno de 4 diferentes dimensões: Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático (Coffield et al 2004; Cassidy, 2004).
No modelo de Honey e Mumford o estilo Ativo caracteriza-se pelo gosto de se implicar de facto numa experiência, mergulhando na experiência do «aqui e agora». Os indivíduos interagem ativamente com outros participantes em ação, debatendo ideias e/ou resolvendo problemas.
O estilo Reflexivo caracteriza-se pela tomada de uma certa distância relativamente às situações, com vista a um ato de reflexão ponderada que precede a tomada de decisão e a ação. A reflexão ponderada exige assim observação, acumulação, organização e revisão de informação.
O estilo Teórico define-se pela busca de lógica e coerência na organização da informação coletada, exigindo a prática sistemática da análise e da síntese, e da investigação sobre relações entre diferentes ideias ou modelos em jogo.
Ao estilo Pragmático subjaz o princípio que ideias e técnicas só serão válidas se demonstrarem aplicabilidade, funcionando e resolvendo problemas concretos. Aspetos centrais na aprendizagem serão, por exemplo, a busca por respostas a necessidades e por benefícios ou vantagens práticas concretas."
Fonte: "Estilos de Aprendizagem de Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem: Resultados Preliminares" (Serra et al.)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
I- Estilo pragmático: gosta de atividades em uma aula que tenham propósito. Gosta de ideias novas.
Portanto, estão corretas as afirmativas I, II, III e V. Encontramos a resposta na Letra A.
Assinale a opção correta.
a) Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. c) Apenas as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. d) Apenas as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Deixe um comentário