Com relação à Psicopedagogia preventiva, afirma que “podemos dizer que o nosso sujeito é a instituição, com sua complexa rede de relações”. A partir dessa reflexão, podemos dizer que a instituição é um espaço físico e psíquico da aprendizagem, local e objeto de estudo da Psicopedagogia. Os procedimentos didáticos que interferem na aprendizagem devem ser analisados e discutidos, a fim de que possam ser ressignificados (Noffs, 2014).
O trabalho psicopedagógico de cunho preventivo destaca-se em variadas formas de intervenção:
I. releitura e reelaboração no desenvolvimento das programações curriculares, centrando a atenção na articulação dos aspectos afetivos-cognitivos, conforme o desenvolvimento integrado da criança e do adolescente;
II. análise mais detalhada dos conceitos, desenvolvendo atividades que ampliem as diferentes formas de trabalhar o conteúdo programático. Nesse processo, busca-se que o aluno atue operativamente nos diferentes níveis de escolaridade. Complementa essa prática o desenvolvimento de projetos institucionais para as escolas da rede;
III. criação de materiais de orientação, textos, palestras para contribuir com a prática docente, assim como, nas estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio, construindo criativamente o conhecimento, integrando afeto e cognição no diálogo com as informações
Analise as proposições e marque a alternativa correta:
- A) I e III estão corretas
- B) I e II estão corretas
- C) II e III estão corretas
- D) I, II e III estão corretas
- E) I apenas está correta
Resposta:
A alternativa correta é letra D) I, II e III estão corretas
Com relação à Psicopedagogia preventiva, afirma que “podemos dizer que o nosso sujeito é a instituição, com sua complexa rede de relações”. A partir dessa reflexão, podemos dizer que a instituição é um espaço físico e psíquico da aprendizagem, local e objeto de estudo da Psicopedagogia. Os procedimentos didáticos que interferem na aprendizagem devem ser analisados e discutidos, a fim de que possam ser ressignificados (Noffs, 2014).
Segundo Noffs et al. (2014):
“O trabalho psicopedagógico de cunho preventivo destaca-se em variadas formas de intervenção:
- releitura e reelaboração no desenvolvimento das programações curriculares, centrando a atenção na articulação dos aspectos afetivos-cognitivos, conforme o desenvolvimento integrado da criança e do adolescente;
- análise mais detalhada dos conceitos, desenvolvendo atividades que ampliem as diferentes formas de trabalhar o conteúdo programático. Nesse processo, busca-se que o aluno atue operativamente nos diferentes níveis de escolaridade. Complementa essa prática o desenvolvimento de projetos institucionais para as escolas da rede;
- criação de materiais de orientação, textos, palestras para contribuir com a prática docente, assim como, nas estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio, construindo criativamente o conhecimento, integrando afeto e cognição no diálogo com as informações”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretas as afirmativas “I, II e III ”, portanto, LETRA “D”.
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Fonte consultada:
Noffs, N., Godinho, M., Ferreira, M., & Vieira, J. (2014). Proposta de atuação psicopedagógica na diretoria municipal de educação de Cajamar.
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