Conforme o artigo “A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno” (SILVA, 2019), analise as assertivas abaixo.
I. A relação entre professor e aluno se constrói, especificamente, a partir do ambiente que vai ser estabelecido pelo professor e da relação de aceitação/empatia com seus alunos, ou seja, de sua capacidade de ouvir, interagir e discutir.
II. O professor não deve estar aberto para as mudanças diante das transformações sociais, econômicas, culturais e educacionais, educando de forma tutelar e enfocando em práticas verticalizadas e punitivistas.
III. Na relação ensino-aprendizagem, a afetividade não é um fator relevante para a interação do docente na dimensão pessoal e profissional com a pessoa do aluno, de modo que é a homogeneidade do grupo que deve orientar as práticas docentes.
IV. Aspirar por uma resposta pronta para a afetividade no relacionamento entre professor e aluno(a) seria ilusório e inútil, posto que as situações de sala de aula reúnem especificidades como ensino-aprendizagem e relações interpessoais que se desdobram em um interjogo de afetividade, valores e diferenças.
Quais estão corretas?
- A) Apenas II.
- B) Apenas IV.
- C) Apenas I e III.
- D) Apenas I e IV.
- E) Apenas I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas I e IV.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Sobretudo, a afetividade na relação entre professor e aluno depende, especificamente, do ambiente estabelecido pelo professor, da relação de aceitação/empatia com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, interagir e discutir.
(...)
O professor deve estar aberto às mudanças diante das transformações sociais, econômica, cultural, educacionais, buscando educar para a autonomia, para a liberdade, enfocando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de suas obrigações e de suas responsabilidades sociais.
(...)
Na relação ensino-aprendizagem em sala de aula a afetividade vem a ser um fator relevante de interação do docente, pessoa e profissional com a pessoa do aluno em sala de aula. Para Grillo (2004, p.79-80), nenhum professor é professor isoladamente, mas sempre num encontro com a individualidade de cada aluno, a qual constrói a heterogeneidade de um grupo. Toda essa heterogeneidade torna mais contingente a dimensão pessoal e se expressa de forma mais concreta na relação professor-aluno acentuando a responsabilidade do professor e a conduta da afetividade aliada ao compromisso de auxiliar na construção do conhecimento do aluno.
(...)
Buscar uma resposta pronta para a afetividade no relacionamento entre professor e aluno seria ilusório e inútil, pois as situações de sala de aula reúnem tantas especificidades como ensino, aprendizagem, relacionamentos interpessoais resultando num interjogo de afetividade, valores, diferenças, o que exige “também muito de sensibilidade e intuição do professor para fazer a leitura precisa do que está ocorrendo no momento exato”. Assim na relação professor-aluno a afetividade pode ser destacada como um fator que contribuirá para a riqueza da intenção levando ao respeito às diferenças no que tange a conhecimento prévio, tempo de cada aluno, área de formação, oportunidades para o exercício do crítico."
Fonte: "A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno" (Silva)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
Portanto, estão corretas as afirmativas I e IV. Encontramos a resposta na Letra D.
a) Apenas II.
b) Apenas IV.
c) Apenas I e III.
d) Apenas I e IV.
e) Apenas I, II e III.
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