Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Conforme o artigo “A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno” (SILVA, 2019), analise as assertivas abaixo.

I. A relação entre professor e aluno se constrói, especificamente, a partir do ambiente que vai ser estabelecido pelo professor e da relação de aceitação/empatia com seus alunos, ou seja, de sua capacidade de ouvir, interagir e discutir.

II. O professor não deve estar aberto para as mudanças diante das transformações sociais, econômicas, culturais e educacionais, educando de forma tutelar e enfocando em práticas verticalizadas e punitivistas.

III. Na relação ensino-aprendizagem, a afetividade não é um fator relevante para a interação do docente na dimensão pessoal e profissional com a pessoa do aluno, de modo que é a homogeneidade do grupo que deve orientar as práticas docentes.

IV. Aspirar por uma resposta pronta para a afetividade no relacionamento entre professor e aluno(a) seria ilusório e inútil, posto que as situações de sala de aula reúnem especificidades como ensino-aprendizagem e relações interpessoais que se desdobram em um interjogo de afetividade, valores e diferenças.

Quais estão corretas?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Apenas I e IV.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Sobretudo, a afetividade na relação entre professor e aluno depende, especificamente, do ambiente estabelecido pelo professor, da relação de aceitação/empatia com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, interagir e discutir.

(...)

O professor deve estar aberto às mudanças diante das transformações sociais, econômica, cultural, educacionais, buscando educar para a autonomia, para a liberdade, enfocando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de suas obrigações e de suas responsabilidades sociais.

(...)

Na relação ensino-aprendizagem em sala de aula a afetividade vem a ser um fator relevante de interação do docente, pessoa e profissional com a pessoa do aluno em sala de aula. Para Grillo (2004, p.79-80), nenhum professor é professor isoladamente, mas sempre num encontro com a individualidade de cada aluno, a qual constrói a heterogeneidade de um grupo. Toda essa heterogeneidade torna mais contingente a dimensão pessoal e se expressa de forma mais concreta na relação professor-aluno acentuando a responsabilidade do professor e a conduta da afetividade aliada ao compromisso de auxiliar na construção do conhecimento do aluno.

(...)

Buscar uma resposta pronta para a afetividade no relacionamento entre professor e aluno seria ilusório e inútil, pois as situações de sala de aula reúnem tantas especificidades como ensino, aprendizagem, relacionamentos interpessoais resultando num interjogo de afetividade, valores, diferenças, o que exige “também muito de sensibilidade e intuição do professor para fazer a leitura precisa do que está ocorrendo no momento exato”. Assim na relação professor-aluno a afetividade pode ser destacada como um fator que contribuirá para a riqueza da intenção levando ao respeito às diferenças no que tange a conhecimento prévio, tempo de cada aluno, área de formação, oportunidades para o exercício do crítico."

 

Fonte: "A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno" (Silva)

   

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

  

a)  Apenas II.

b)  Apenas IV.

c)  Apenas I e III.

d)  Apenas I e IV.

e)  Apenas I, II e III.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *