Conforme Sayão e Garrido (1997), o trabalho do psicólogo na escola é buscar a dimensão psicológica no interior das práticas educativas, dimensão essa que é dada pela
- A) autenticidade.
- B) subjetividade.
- C) criatividade.
- D) integralidade.
- E) prática metodológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) subjetividade.
Gabarito Letra B
Conforme Sayão e Garrido (1997), o trabalho do psicólogo na escola é buscar a dimensão psicológica no interior das práticas educativas, dimensão essa que é dada pela
a) autenticidade.
b) subjetividade.
c) criatividade.
d) integralidade.
e) prática metodológica.
A dimensão psicológica é dada pela subjetividade:
“Ao psicólogo que se interessa pela educação e escola não basta estar bem preparado e qualificado profissionalmente, mas sim ter uma atitude firmemente crítica, reflexiva que lhe permita conviver com a eterna "crise" do processo educativo, resultante da crise social, política e cultural e permanente no país - compreensível na medida em que reflete conflitos e dificuldades mais estruturais de sociedade, muitas vezes contraditórias, injusta e desigual, mas que pretende encontrar caminhos para resgatar sua identidade autêntica. Na realidade o trabalho do psicólogo na escola é o de buscar a dimensão psicológica no interior das práticas educativas, dimensão essa que é dada pela subjetividade. Por outro lado, visa também promover o desenvolvimento e as potencialidades do sujeito em interação com o outro e com o social, articulando as questões oriundas dos sujeitos e das instituições, entrelaçando a cultura ao coletivo. Deve criar um espaço de interlocução e de escuta, voltado para a produção e circulação de diferentes discursos existentes sobre os fatos e os fenômenos educativos, compreendendo o sentido da relação do vínculo, inerentes a toda atividade escolar. Re-situar e re-significar sua identidade profissional, segundo sua postura ética e seus valores político-sociais é imprescindível.”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Novaes, Maria Helena. (2000). A psicologia e a "crise" da educação. Psicologia Escolar e Educacional, 4(2), 69-76. https://doi.org/10.1590/S1413-85572000000200011
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