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Considerando a proposta de Anjos (2012) sobre como tratar a temática da inclusão escolar no ensino superior, analise as afirmativas abaixo:

I. Muitas vezes as universidades colocam a questão da deficiência como algo que ocorre fora delas, sendo as ações de inclusão escolar analisadas como objeto de pesquisa em educação básica.

II. Pela presença de pessoas com deficiência nas universidades, é importante ter como análise de inclusão escolar a ação docente no ensino superior, assim como avaliar outras possibilidades didático-pedagógicas.

III. São obrigatórias inúmeras discussões sobre como será o processo de inclusão antes de os estudantes com deficiência ingressarem no ensino superior, visto que uma preparação institucional anterior ao ingresso dos estudantes será fundamental para o êxito dos mesmos.

IV. Ao criar núcleos de discussão no interior das universidades, debatendo de forma intensa o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior, estas instituições estarão fazendo sua parte para uma adequada inclusão escolar.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) I e II.

   

  

  

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"As relações entre as temáticas da deficiência (e, por extensão, da inclusão escolar) e do ensino superior têm sido exploradas de modos distintos pelos pesquisadores em educação. Apontamos, neste artigo, três modos de tratar a questão e certas relações que se estabelecem ou podem ser estabelecidas entre eles.

 

No primeiro enfoque, as universidades se dedicam à questão da deficiência como algo que ocorre fora delas, na educação básica. Farta literatura, que nos abstemos aqui de apontar por uma questão de espaço, analisa as condições e a capacidade da escola de nível fundamental e médio de atender às necessidades específicas dos alunos em situação de deficiência, dentro das exigências das políticas e diretrizes emanadas a partir da Declaração de Salamanca, em 1994."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Correta.

 

  

Outra afirmativa de acordo com Anjos.

 

"É então que um segundo enfoque, mais recente, porém vigoroso, assume como objeto de pesquisa a ação docente na educação superior propriamente dita, pela presença concreta da pessoa em situação de deficiências nas universidades, geralmente na qualidade de aluno, e pela exigência de oferta dos serviços correlatos (contratação de intérpretes, supressão de barreiras arquitetônicas, adoção de tecnologias assistivas etc.)."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Correta.

  

O texto não fala em obrigatoriedade. Veja:

 

"Reconhecendo que tal presença ainda é numericamente reduzida, e considerando sua importância para os processos aprendentes na universidade acerca da deficiência, queremos debater aqui os modos como a universidade tem lidado e pode lidar com essa questão. Uma das razões para essa escolha é a constante demanda, a que já nos referimos, de acompanhamento e assessoria aos processos inclusivos que vão sendo construídos na educação básica, especialmente na rede pública, e nossa crítica à concepção de saber que está subjacente aos modos como nós, universidades, respondemos a isso. Defendemos que não é possível oferecer tal acompanhamento se a própria universidade não vive a experiência de reconhecer em si mesma, nos enfrentamentos causados pela presença de pessoas envolvidas na situação de deficiência, as limitações comuns a toda a sociedade. 

(...)

Isso nos leva ao terceiro enfoque, já apontado no excerto da Declaração de Salamanca anteriormente citado, o qual desloca o lugar da pessoa com deficiência, trazendo-o para dentro da ação universitária, agora como objeto ou interlocutor dessa ação, mesmo antes de seu ingresso como discente. Tratam-se dos projetos de ensino/extensão/pesquisa que envolvem os sujeitos da educação básica que lidam com a deficiência ou que a sofrem, mas já numa perspectiva de criar a expectativa e as condições de acesso ao ensino superior, questão que desenvolvemos a seguir.

 

Construindo a consciência das barreiras e preconceitos

 

Para avançarmos dos processos aleatórios e baseados em méritos pessoais para uma ação concreta que busque superar o fosso que se criou entre a universidade e o ensino básico (SANTOS, 2005), consideramos necessário propor situações de diálogo direto com os sujeitos em situação de deficiência, assim como com os docentes e dirigentes da educação básica que com eles atuam. Em nossa opinião, isso implica em avançar para além das ações de assessoria das instâncias governamentais e não-governamentais responsáveis pelo processo inclusivo. Exige criar, no interior das universidades, melhores condições de acesso, permanência e de atuação para esses sujeitos, assim como espaços de participação para todos os que estão envolvidos nos debates e nas tarefas da inclusão escolar. Desse ponto de vista, as pessoas com deficiência não serão mais consideradas apenas como objeto da ação universitária, mas podem elas próprias vir a se tornar sujeitos dessa ação."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Falsa.

  

Isso não é suficiente. Observe:

 

"Para avançarmos dos processos aleatórios e baseados em méritos pessoais para uma ação concreta que busque superar o fosso que se criou entre a universidade e o ensino básico (SANTOS, 2005), consideramos necessário propor situações de diálogo direto com os sujeitos em situação de deficiência, assim como com os docentes e dirigentes da educação básica que com eles atuam. Em nossa opinião, isso implica em avançar para além das ações de assessoria das instâncias governamentais e não-governamentais responsáveis pelo processo inclusivo. Exige criar, no interior das universidades, melhores condições de acesso, permanência e de atuação para esses sujeitos, assim como espaços de participação para todos os que estão envolvidos nos debates e nas tarefas da inclusão escolar. Desse ponto de vista, as pessoas com deficiência não serão mais consideradas apenas como objeto da ação universitária, mas podem elas próprias vir a se tornar sujeitos dessa ação."

 

Fonte: "Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior" (Anjos) In: "O professor e a educação inclusiva" (Miranda e Filho) 

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Está CORRETO o que se afirma apenas em:


a)  I e II.
b)  I, II e III.
c)  I, III e IV.
d)  II, III e IV.

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