Considerando as perspectivas atuais e as controvérsias da atuação em psicologia escolar, julgue o item subsequente.
A atuação contemporânea da psicologia escolar prevê, entre suas funções, intervenções avaliativas com o intuito de favorecer a adaptação do aluno com dificuldades de aprendizagem à realidade da escola.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é a letra B) Errado.
A afirmação de que a atuação contemporânea da psicologia escolar prevê, entre suas funções, intervenções avaliativas com o intuito de favorecer a adaptação do aluno com dificuldades de aprendizagem à realidade da escola não é verdadeira.
A psicologia escolar não tem como objetivo apenas avaliar o aluno e identificar suas dificuldades de aprendizagem. Em vez disso, os psicólogos escolares trabalham em estreita colaboração com os professores, pais e alunos para criar estratégias de ensino personalizadas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos.
Além disso, a avaliação não é o único propósito da psicologia escolar. Os psicólogos também trabalham para promover a inclusão, prevenir problemas de comportamento, desenvolver habilidades sociais e emocionais, e apoiar os alunos em suas necessidades específicas.
Portanto, a afirmativa de que a atuação contemporânea da psicologia escolar se resume a intervenções avaliativas é simplista e não reflete a complexidade e amplitude do trabalho dos psicólogos escolares.
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