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Considerando o campo de atuação do psicólogo escolar, e baseando-se em Moura e Facci (2016), analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Estudos e pesquisas na área da Psicologia Escolar demonstram que a atuação do psicólogo no ensino superior acaba sendo predominantemente clínica ou de atendimento individual aos alunos.

( ) A atuação diretamente com os estudantes culpabiliza e rotula os acadêmicos como responsáveis pelo fracasso escolar, sendo necessário um trabalho junto à gestão da universidade para romper com este paradigma.

( ) Não há um consenso de como o psicólogo deva atuar no ensino superior, porém diferentes autores colocam uma necessidade de mudança na atuação, em especial para que seja além de uma perspectiva somente clínica.

( ) Com a exceção da elaboração de documentos estratégicos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o psicólogo pode atuar diretamente com os gestores, coordenadores de cursos e professores.

Assinale a sequência CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) V, F, V, F.

   

Considerando o campo de atuação do psicólogo escolar, e baseando-se em Moura e Facci (2016), analise as afirmativas abaixo, atribuindo para a(s) verdadeira(s) e para a(s) falsa(s):

 

( V ) Estudos e pesquisas na área da Psicologia Escolar demonstram que a atuação do psicólogo no ensino superior acaba sendo predominantemente clínica ou de atendimento individual aos alunos.

 

A afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Vemos, desse modo, que mesmo que a maioria dos psicólogos atue de modo individualizado, semelhante à clínica, existe uma preocupação em modificar essa prática. Parece que os profissionais entrevistados sabem que precisam mudar de postura, mas não sabem como, nem o que modificar. Tal fato se comprova quando constatamos que grande parte deles (53,83%) entende que o fracasso escolar no Ensino Superior é resultado de um ensino básico insuficiente. Além disso, o alto índice de cobrança do Ensino Superior e a dificuldade das disciplinas são destacados por 38,45% dos profissionais como fator de causa do fracasso."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Correta.

 

( F ) A atuação diretamente com os estudantes culpabiliza e rotula os acadêmicos como responsáveis pelo fracasso escolar, sendo necessário um trabalho junto à gestão da universidade para romper com este paradigma.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"Entendemos que a atuação com foco nos discentes não é, necessariamente, um agravante, afinal são os alunos que serão os futuros profissionais formados pela instituição. O que compreendemos ser uma atuação que culpabiliza e rotula os acadêmicos como responsáveis pelo fracasso escolar é aquela pautada na intervenção individual. Parece-nos que é essa característica da maioria dos psicólogos entrevistados. Constatamos que 92,28% realizam atendimento individualizado, semelhante a um trabalho de aconselhamento e/ou psicoterapia breve. Somente 7,69% atuam junto a professores, oferecendo orientação em relação aos alunos."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Falsa.

 

( V ) Não há um consenso de como o psicólogo deva atuar no ensino superior, porém diferentes autores colocam uma necessidade de mudança na atuação, em especial para que seja além de uma perspectiva somente clínica.

 

Afirmativa de acordo com o trecho abaixo:

 

"Conforme observamos acima, não existe um consenso sobre como o psicólogo escolar deve atuar no Ensino Superior. Fica evidente, porém, que há uma necessidade de mudança na atuação, que deve haver uma ampliação no trabalho, pois grande parte dos atendimentos é voltada para o aluno, com foco individual. Devemos almejar a apropriação do conhecimento, vagas suficientes para todos (socialização do conhecimento) e formação de qualidade. Em relação ao segundo item, consideramos que o trabalho do psicólogo pode ocorrer com a atuação política, por meio do desejo, da luta, da denúncia e do empenho por uma transformação da sociedade junto aos alunos e professores. Para garantir vagas suficientes para todos precisamos ter uma mudança radical no nosso sistema de ensino que, por sua vez, depende de uma transformação da base material."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Correta.

 

( F ) Com a exceção da elaboração de documentos estratégicos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o psicólogo pode atuar diretamente com os gestores, coordenadores de cursos e professores.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte trecho:

 

"No Ensino Superior, a integração de sentido e significado poderia ser promovida na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - documento que define os objetivos da IES; do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - que estabelece as diretrizes curriculares do curso e as propostas de ensino e aprendizagem; e dos Planos de Ensino - que definem conteúdos, metodologias e planejamento de uma disciplina.

 

O psicólogo escolar pode auxiliar os gestores, coordenadores de curso e docentes na elaboração desses documentos com seus conhecimentos em relação ao processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem. Assim, acreditamos que a intervenção se pautaria em um modelo crítico e emancipador da prática da Psicologia Escolar e Educacional."

 

Fonte: "A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar" (Moura e Facci)

 

Assertiva Falsa.

  

Portanto, a sequência ficou V F V F. Encontramos a resposta na Letra C.

 

Assinale a sequência CORRETA:


a)  V, V, V, F.
b)  V, V, F, F.
c)  V, F, V, F.
d)  F, V, V, V.

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