Considere a seguinte situação abaixo:
Um psicólogo escolar é solicitado a avaliar um estudante de 10 anos que apresenta dificuldades significativas de aprendizagem e comportamento em sala de aula. A equipe pedagógica suspeita que o aluno possa ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e possíveis comorbidades de aprendizagem.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
- A) O psicólogo deve iniciar a intervenção psicoeducacional sem realizar uma avaliação psicoeducacional detalhada, baseando-se apenas nas observações da equipe pedagógica;
- B) A avaliação psicoeducacional deve focar exclusivamente no potencial diagnóstico de TDAH, ignorando outras possíveis dificuldades de aprendizagem;
- C) O psicólogo deve realizar uma avaliação psicoeducacional abrangente, incluindo testes cognitivos, observações em sala de aula e entrevistas com pais e professores, antes de propor qualquer intervenção;
- D) A intervenção psicoeducacional deve ser padronizada, sem necessidade de adaptação às necessidades individuais do estudante;
- E) A avaliação e a intervenção psicoeducacionais não são necessárias se o aluno já estiver recebendo medicação para o TDAH.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) O psicólogo deve realizar uma avaliação psicoeducacional abrangente, incluindo testes cognitivos, observações em sala de aula e entrevistas com pais e professores, antes de propor qualquer intervenção.
Essa alternativa é a correta porque, ao avaliar um estudante com dificuldades de aprendizagem e comportamento, é fundamental que o psicólogo escolar realize uma avaliação abrangente e detalhada. Isso inclui a coleta de informações por meio de testes cognitivos, observações em sala de aula e entrevistas com pais e professores. Essa abordagem permite que o psicólogo obtenha uma visão completa do estudante e identifique suas necessidades específicas.
A avaliação psicoeducacional abrangente é essencial para que o psicólogo possa propor intervenções eficazes e personalizadas para o estudante. Além disso, essa abordagem ajuda a evitar a simplificação do problema, que pode ocorrer se o psicólogo se concentrar apenas no diagnóstico de TDAH, ignorando outras possíveis dificuldades de aprendizagem.
Além disso, a avaliação abrangente permite que o psicólogo identifique as habilidades e fortes do estudante, o que é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de intervenção que sejam eficazes e motivadoras para o estudante.
Em resumo, a avaliação psicoeducacional abrangente é a chave para que o psicólogo possa propor intervenções personalizadas e eficazes para o estudante, levando em conta suas necessidades específicas e habilidades.
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