Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (ENADE). Faz-se necessário, assim, que as Instituições de Ensino Superior acompanhem os resultados destas avaliações. O gráfico abaixo apresenta as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com melhores e piores desempenhos na realização do ENADE 2015.

 

 

Fonte:http://www.resultadoenade.com/quem-sao-os-estudantes-com-pior-e-melhor-desempenho-no-enade/

 

Com base no papel do psicólogo escolar nesse cenário, é correto afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) É importante discutir, tanto com a administração superior quanto com os docentes, sobre os processos avaliativos adotados, problematizando as habilidades requeridas no âmbito do SINAES e suas possíveis contradições com as competências esperadas na formação profissional.

Gabarito Letra A

 

Com base no papel do psicólogo escolar nesse cenário, é correto afirmar:

 

a)  É importante discutir, tanto com a administração superior quanto com os docentes, sobre os processos avaliativos adotados, problematizando as habilidades requeridas no âmbito do SINAES e suas possíveis contradições com as competências esperadas na formação profissional.

Certo!

 

b)  Os alunos com piores desempenhos demonstraram menor motivação na resolução das questões, o que pode ser estimulado por ações motivacionais promovidas pelo setor de psicologia, como distribuição de brindes no dia da prova.

Errado. Há, de fato, grande diferença na motivação entre os alunos com melhor e pior desempenho. Entretanto, essa motivação não seria resolvida com distribuição de brindes no dia da prova, promover a autoeficácia dos alunos e conscientizar sobre a importância da boa avaliação do curso no ENADE seriam estratégias mais eficazes.

 

c)  A psicologia pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem mais eficazes, pois o desempenho está associado principalmente ao conhecimento do conteúdo, de modo que quanto maior o conhecimento, melhor o desempenho.

Errado. É possível perceber no gráfico uma diferença pequena entre alunos com bom e com mau desempenho no que diz respeito ao conhecimento do conteúdo.

 

d)  Independentemente do desempenho, percebe-se que a motivação é uma questão que requer intervenção, podendo ser trabalhada de forma individualizada com os alunos selecionados a participar do ENADE.

Errado. Como dito, uma estratégia necessária é a conscientização da importância da boa avaliação do curso, o que é mais eficiente de ser feito em grupos.

 

e)  A dificuldade com a forma de abordar o conteúdo pode ser trabalhada pelo setor de psicologia no contexto de formação de professores, instrumentalizando-os a realizar avaliações com formato mais similar àquele adotado no ENADE

Errado. É importante que alunos e professores se familiarizem com o modelo de prova do ENADE, visto que a diferença de abordagem é um problema que a maioria dos alunos encontrou, entretanto, essa não é uma função necessariamente do setor de psicologia.

 

Nosso gabarito é Letra A.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *