Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Crianças com TDAH apresentam, frequentemente, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, gerando conflitos sociais que podem ocorrer tanto no ambiente familiar como em outros ambientes de convívio da criança como a escola, o que leva a inúmeros desafios, tanto na relação com professores como com colegas de classe ou a própria realização das tarefas escolares. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Os estudos sugerem que a intervenção baseada em atividade física pode gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças de 10 a 16 anos.

 

Crianças com TDAH apresentam, frequentemente, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, gerando conflitos sociais que podem ocorrer tanto no ambiente familiar como em outros ambientes de convívio da criança como a escola, o que leva a inúmeros desafios, tanto na relação com professores como com colegas de classe ou a própria realização das tarefas escolares. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O uso das modalidades esportivas, em especial as coletivas, permite agregar aos benefícios fisiológicos dos exercícios físicos aspectos de interação social e demanda cognitiva, o que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas que promoverão autocontrole, auto-organização, concentração da atenção e resistência à frustração.

(...)

Um número crescente de pesquisas tem apontado para os efeitos benéficos da atividade física sobre os sintomas de TDAH. Estudos recentes, como o de Burkart et al., com crianças típicas, e de Smith et al., com crianças com TDAH, têm demonstrado o efeito do exercício físico em crianças da educação básica, indicando melhoras nos comportamentos relacionados ao controle inibitório, comportamento desafiador e a tarefas motoras e cognitivas. Tais estudos sugerem ainda que a intervenção baseada em atividade física possa gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças pré-escolares.

(...)

Uma importante melhoria no desempenho nas funções executivas foi encontrada apenas no grupo que participou dos jogos de equipe e não no exercício aeróbio ou condição de controle. Em função disto, concluíram que a inclusão de demanda cognitiva em atividade física parece ser o tipo mais promissor de intervenção de longo prazo para melhorar as funções executivas em crianças.

 

Fonte: "Exercício Físico na Escola e Crianças com TDAH: um estudo de revisão" (Paiano et al.)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.

 

a)  Um número crescente de pesquisas tem apontado para os efeitos benéficos da atividade física sobre os sintomas de TDAH.


b)  O efeito do exercício físico em crianças da educação básica indicou melhoras nos comportamentos relacionados ao controle inibitório, comportamento desafiador e a tarefas motoras e cognitivas.


c)  Os estudos sugerem que a intervenção baseada em atividade física pode gerar resultados ainda melhores quando aplicada a crianças de 10 a 16 anos.


d)  Uma importante melhoria no desempenho nas funções executivas foi encontrada apenas no grupo que participou dos jogos de equipe e não no exercício aeróbio ou condição de controle. Em função disto, concluíram que a inclusão de demanda cognitiva em atividade física parece ser o tipo mais promissor de intervenção de longo prazo para melhorar as funções executivas em crianças.


e)  O uso das modalidades esportivas, em especial as coletivas, permite agregar aos benefícios fisiológicos dos exercícios físicos aspectos de interação social e demanda cognitiva, o que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas que promoverão autocontrole, auto-organização, concentração da atenção e resistência à frustração. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *