Dadas as afirmativas a respeito das ideias sobre ensino/aprendizagem de Maria Montessori,
I. Tira do docente o protagonismo do processo educacional, deslocando-o para o aluno.
II. O ambiente educacional passa a ser decisivo no processo ensino/aprendizagem.
III. A base do método de Montessori é a experimentação e a heteronomia como motores propulsores do aprendizado do indivíduo.
verifica-se que está/ão correta/s
- A) II, apenas.
- B) III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) I e III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.
Gabarito: Letra C
Certo. Essa é uma parte importante da teoria Montessori.
“Baseados nesses novos conhecimentos, a inovação escolar da década de 1930 foi o deslocamento do protagonismo do professor para o protagonismo do aluno, a necessidade de ajuste de currículo àquilo que fosse da capacidade e interesse dos alunos, o uso de exames biométricos e a tentativa de organizar classes homogêneas com o intuito de aumentar o rendimento escolar e o desejo de aproximar o aprendizado escolar da vida real dos alunos.”
Certo. O ambiente educacional é decisivo no processo, mas o ambiente tradicional não possibilita essa participação necessária.
“O objetivo deste trabalho é abordar a metodologia Montessori e sua concepção de aprendizagem, bem como a relação professor – aluno e sua importância. Em sua trajetória, Maria Montessori observou que além do método tradicional de ensino, o ambiente escolar não proporcionava ao aluno a participação ativa e o protagonismo necessário ao seu processo de aprendizagem, pois o aluno participa passivamente desse processo em que está inserido. Mas o que seria um ambiente preparado? Quais seriam os materiais específicos para compor tal ambiente?
De acordo com Forneiro (1998, p. 232-233),
o termo espaço refere-se ao espaço físico, ou seja, aos locais para a atividade caracterizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Já, o termo ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto).
O espaço e o ambiente de aprendizagem devem oferecer à criança todas as ferramentas e relações necessárias, que facilitem o seu desenvolvimento, pois “as condições do espaço pedagógico condicionam a educação e o ensino” (Gadotti, 2000, p. 119). Ainda, os professores devem orientar o aprendizado do aluno da forma mais efetiva possível, aproveitando o espaço e os materiais pedagógicos disponibilizados no ambiente.”
Errado. A base do método de Montessori é a experimentação e a autonomia.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário