Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com a teoria de Vygotsky (1988), quando se avalia uma criança por meio de testes e tarefas com graus de dificuldades distintos, sem nenhum tipo de auxílio ou pista, o resultado encontrado corresponde, em geral, ao nível de desenvolvimento:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) real

 

De acordo com a teoria de Vygotsky (1988), quando se avalia uma criança por meio de testes e tarefas com graus de dificuldades distintos, sem nenhum tipo de auxílio ou pista, o resultado encontrado corresponde, em geral, ao nível de desenvolvimento:

 

Para responder essa questão, veja o seguinte texto de Moura:

 

"O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados. É o nível de desenvolvimento que traduz o que a criança pode fazer sozinha, como resultado de funções que já amadureceram, ou seja, dos produtos finais do desenvolvimento.

 

A diferença entre o que a criança pode fazer sozinha e os problemas que ela só pode resolver com a ajuda do outro é chamada de zona de desenvolvimento proximal, que representa a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes."

 

Como a questão descreve uma situação na qual a criança não terá auxílio, ela está falando sobre a zona de desenvolvimento real. Encontramos a resposta na Letra D.


a)  afetivo
b)  proximal
c)  potencial
d)  real

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *