De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica (CFP, 2019), em relação às possibilidades de atuação do psicólogo na constituição do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e nas intervenções nos processos de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) A dimensão política do projeto pedagógico se encontra nos valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola, por isso, é função do psicólogo participar de sua elaboração e da avaliação e reformulação, principalmente para destacar a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
- B) Para a elaboração dos planos de intervenção, levando em conta o projeto político-pedagógico, não é necessário conhecer dados objetivos relativos à organização escolar como o número de estudantes, de turmas, de professores, índice de aprovação, reprovação e evasão, perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história.
- C) O psicólogo, quando participa do cotidiano do processo educativo, se aproxima das equipes e colabora para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, o que resulta no planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
- D) A partir de uma perspectiva crítica, o processo de ensino-aprendizagem deve ser compreendido como uma decorrência das práticas sociais e escolares, portanto, o psicólogo deve analisá-lo a partir de condições histórico-sociais determinadas.
- E) A complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade desigual, que se desdobra em condições de acesso e permanência nas escolas, deve ser considerada, não como um adendo da subjetividade humana, mas como a base social de sua constituição. Assim, as análises das práticas escolares devem centrar-se nas relações institucionais através do contexto histórico e social em que se produz o processo de escolarização.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Para a elaboração dos planos de intervenção, levando em conta o projeto político-pedagógico, não é necessário conhecer dados objetivos relativos à organização escolar como o número de estudantes, de turmas, de professores, índice de aprovação, reprovação e evasão, perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história.
De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica (CFP, 2019), em relação às possibilidades de atuação do psicólogo na constituição do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e nas intervenções nos processos de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A(O) psicóloga(o) e o projeto político-pedagógico
As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da(o) psicóloga(o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.
Ao se deparar com o contexto escolar para elaborar planos de intervenção, levando em conta o projeto político pedagógico, é necessário compreender e conhecer dados objetivos relativos à organização escolar. Entre eles destacamos: o número de estudantes, de turmas, de professores, serviços prestados à comunidade, reuniões que estão planejadas; índice de aprovação, reprovação e evasão; membros das equipes pedagógicas, administrativas e de prestação de serviços gerais; o perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história. É importante ainda conhecer o corpo docente e equipe pedagógica, considerando sua formação acadêmico-profissional, salários e condições de trabalho, carga horária; informações sobre o trabalho pedagógico, enfocando como ocorre a prática pedagógica incluindo a metodologia, recursos, conteúdos.
Entendemos que a(o) psicóloga(o), ao participar do cotidiano do processo educativo, estará junto às equipes colaborando para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, no qual ele está incluído. Esse processo permitirá o planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
(...)
O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Dessa forma, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização."
Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica" (CFP)
Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.
a) A dimensão política do projeto pedagógico se encontra nos valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola, por isso, é função do psicólogo participar de sua elaboração e da avaliação e reformulação, principalmente para destacar a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
b) Para a elaboração dos planos de intervenção, levando em conta o projeto político-pedagógico, não é necessário conhecer dados objetivos relativos à organização escolar como o número de estudantes, de turmas, de professores, índice de aprovação, reprovação e evasão, perfil socioeconômico da comunidade escolar; informações sobre características do território em que a escola está localizada, bem como sua história.
c) O psicólogo, quando participa do cotidiano do processo educativo, se aproxima das equipes e colabora para que conhecimentos e práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, o que resulta no planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
d) A partir de uma perspectiva crítica, o processo de ensino-aprendizagem deve ser compreendido como uma decorrência das práticas sociais e escolares, portanto, o psicólogo deve analisá-lo a partir de condições histórico-sociais determinadas.
e) A complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade desigual, que se desdobra em condições de acesso e permanência nas escolas, deve ser considerada, não como um adendo da subjetividade humana, mas como a base social de sua constituição. Assim, as análises das práticas escolares devem centrar-se nas relações institucionais através do contexto histórico e social em que se produz o processo de escolarização.
Deixe um comentário