De acordo com Bock (2003) o século XX trouxe muitas transformações no mundo. As grandes guerras trouxeram uma valorização da infância, tomada como o futuro. A escola também respondeu a estas novas ideias com a proposta da Escola Nova. A escola então passou a ser espaço de liberdade e de comunicação, assim, todas as manifestações infantis foram tomadas, em seu natural, como boas e desejáveis. Neste contexto a escola manteve-se vigilante no que diz respeito ao desenvolvimento psicológico da criança. A Psicologia se desenvolve como prática capaz de contribuir no processo educacional, em que
- A) a Psicologia Clinica se desenvolve contribuindo com os saberes que pretendem dinamizar e qualificar o processo educacional.
- B) a Psicologia Educacional começa a atender crianças com dificuldades de aprendizagem.
- C) os instrumentos da Psicologia, como testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogêneas e para avaliar o desenvolvimento pedagógico das crianças.
- D) o Psicólogo, por meio de testes psicológicos avaliam as dificuldades de aprendizagem das crianças criando técnicas voltadas para o desenvolvimento destas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) os instrumentos da Psicologia, como testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogêneas e para avaliar o desenvolvimento pedagógico das crianças.
Gabarito Letra C
De acordo com Bock (2003) o século XX trouxe muitas transformações no mundo. As grandes guerras trouxeram uma valorização da infância, tomada como o futuro. A escola também respondeu a estas novas ideias com a proposta da Escola Nova. A escola então passou a ser espaço de liberdade e de comunicação, assim, todas as manifestações infantis foram tomadas, em seu natural, como boas e desejáveis. Neste contexto a escola manteve-se vigilante no que diz respeito ao desenvolvimento psicológico da criança. A Psicologia se desenvolve como prática capaz de contribuir no processo educacional, em que
a) a Psicologia Clinica se desenvolve contribuindo com os saberes que pretendem dinamizar e qualificar o processo educacional.
Errado. É a psicologia educacional que faz isso.
b) a Psicologia Educacional começa a atender crianças com dificuldades de aprendizagem.
Errado. É a psicologia clínica que faz isso.
c) os instrumentos da Psicologia, como testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogêneas e para avaliar o desenvolvimento pedagógico das crianças.
Certo!
d) o Psicólogo, por meio de testes psicológicos avaliam as dificuldades de aprendizagem das crianças criando técnicas voltadas para o desenvolvimento destas.
Errado. Essa afirmativa misturou tudo que a autora traz em seu texto.
Veja a bibliografia:
“O século XX trouxe muitas transformações no mundo. As Grandes Guerras trouxeram uma valorização da infância, tomada como o futuro. A escola também responde u a estas novas ideias com a proposta da Pedagogia da Escola Nova, que pôs no avesso as ideias da escola tradicional. A criança, agora, era vista como naturalmente boa. Sua natureza humana mantinha-se dupla: uma parte boa, manifesta desde o nascimento e uma outra corruptível. À escola cabia, agora, manter na criança a bondade e a espontaneidade que a caracterizavam. Escola passou a ser espaço de liberdade e de comunicação. Lugar onde a criança poderia manifestar sua afetividade, expressa como carinho ou agressividade; sua criatividade, expressa como construção ou destruição; sua liberdade, expressa como obediência ou rebeldia. (...)
E por que a Escola Nova precisou da Psicologia? Porque precisava conhecer a criança e seu desenvolvimento natural, sem ser corrompido, para poder trabalhar para mante-la assim. Era preciso saber como se dá o desenvolvimento natural das crianças para poder vigiá-las deste ponto de vista. Com isto, a Pedagogia da Escola Nova se alia à Psicologia, que aparece como a área do saber capaz de fornecer as respostas que a se necessitava. As principais teorias do desenvolvimento são deste período. Muita coisa será produzida sobre o desenvolvimento das crianças: de seu pensamento e inteligência, de seus afetos e de sua sociabilidade, oferecendo à educação um saber imprescindível ao seu trabalho. A Psicologia se desenvolve não só com o conhecimento, mas também com o prática capaz de contribuir no processo educacional: instrumentos da Psicologia, como os testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogéneas e para avaliar o desenvolvimento psicológico das crianças; a Psicologia Clínica começa a atender crianças com dificuldade para o aprendizado; a Psicologia Educacional se desenvolve contribuindo com saberes que pretendem dinamizar e qualificar o processo educacional.”
Nosso gabarito é Letra C.
Deixe um comentário