De acordo com Martinez (2010), em seu artigo “O que pode fazer o psicólogo na escola?”, além das práticas tradicionais, o psicólogo pode desempenhar outras atividades na escola, as quais são chamadas de práticas emergentes. No texto, são trazidos exemplos dessas práticas emergentes em psicologia escolar e educacional, entre as quais está
- A) a formação e a orientação de professores.
- B) a prática da orientação profissional e sexual.
- C) a elaboração e a execução de projetos educativos específicos, como os alusivos ao preconceito.
- D) o diagnóstico institucional e a participação na seleção dos membros da equipe pedagógica.
Resposta:
A resposta certa é a letra D) o diagnóstico institucional e a participação na seleção dos membros da equipe pedagógica.
Segundo Martinez (2010), no artigo "O que pode fazer o psicólogo na escola?", além das práticas tradicionais, o psicólogo pode desempenhar outras atividades na escola, chamadas de práticas emergentes. Essas práticas incluem, entre outras, a forma e a orientação de professores, a prática da orientação profissional e sexual, a elaboração e a execução de projetos educativos específicos, como os que abordam o preconceito.
No entanto, a alternativa correta é a letra D) o diagnóstico institucional e a participação na seleção dos membros da equipe pedagógica. Isso ocorre porque o psicólogo, em sua atuação na escola, pode realizar diagnósticos institucionais, avaliando as necessidades e os pontos fortes da instituição, e participar na seleção dos membros da equipe pedagógica, contribuindo para a formação de uma equipe mais eficaz e qualificada.
Essa prática emergente é fundamental para o sucesso da escola, pois permite que o psicólogo contribua para a melhoria da gestão escolar e para a formação de professores mais capacitados, o que, por sua vez, pode influenciar positivamente no desempenho dos alunos.
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