Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Moreira et al. (2017), ações afirmativas são direcionadas a “uma parcela da sociedade que se encontra com reduzidas condições de competição, geralmente como consequência de discriminações negativas atuais ou historicamente arraigadas”. Apesar de as instituições de ensino superior brasileiras já aplicarem ações afirmativas há mais de dez anos, ainda carecem de estudos sistematizados sobre suas implicações. Santos (2012) realizou uma revisão da área, na qual apresenta a seguinte tabela referente aos dados da UFBA:

 

 

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Ainda que limitados, os dados apresentados demonstram que o desempenho médio de alunos cotistas não é divergente dos não cotistas, desconstruindo o discurso capacitista e indicando que as ações de suporte a estes alunos devem ser mais atitudinais do que conteudistas.

Gabarito Letra E

 

Com base nessas informações, é correto afirmar:

 

a)  A diferença observada entre os desempenhos de cotistas e não cotistas pode ser utilizada para a definição de cursos nos quais a inserção de cotistas é mais eficaz, influenciando políticas públicas futuras.

Errado. Não há dados suficientes para afirmar que em alguns cursos a inserção de cotas é mais eficaz. Além disso, o objetivo das políticas de cotas é a inserção de grupos excluídos e a redução de práticas discriminatórias, designar alguns cursos específicos para as politicas de cotas seria mais uma forma de excluir alguns.

 

b)  O desempenho de cotistas entre o início e o fim do curso foi crescente em cinco dos sete cursos ilustrados, o que indica que ações afirmativas de acesso são suficientes, não havendo a necessidade de ações de permanência.

Errado. A questão da permanência é um problema intrínseco à inserção da população excluída no contexto universitário, e não pode ser negligenciada.

 

c)  Na maioria dos cursos apresentados, os alunos concluintes cotistas demonstraram desempenho superior aos não cotistas, o que pode ser explicado por práticas condescendentes adotadas pelo corpo docente ao longo da graduação.

Errado. Uma extrapolação de interpretação baseada em preconceitos.

 

d)  As diferenças entre cotistas e não cotistas não são uniformes, o que sugere a relevância de maiores estudos a partir das realidades dos cursos e inviabiliza quaisquer afirmações sobre a pertinência da política de cotas.

Errado. A diferença entre cotistas e não cotistas não ser uniforme, ao contrário, viabiliza uma interpretação de que não há uma razão para se crer que o desempenho de cotistas seja inferior a não cotistas, o que reforça a pertinência dessa política.

 

e)  Ainda que limitados, os dados apresentados demonstram que o desempenho médio de alunos cotistas não é divergente dos não cotistas, desconstruindo o discurso capacitista e indicando que as ações de suporte a estes alunos devem ser mais atitudinais do que conteudistas.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra E.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *