Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com o artigo “A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar” (CAVALCANTE; MARINHO-ARAUJO, 2019), analise as assertivas abaixo:

I. A produção de conhecimento científico não se qualifica apenas pela utilização de técnicas que sejam adequadas ou pela produção de dados fidedignos, mas, também, pelas implicações éticos e políticas com a produção de conhecimentos capazes de proporcionar alternativas de transformação social diante dos problemas, das necessidades e dos interesses dos grupos dominados e maiorias populares.

II. A produção científica em Psicologia Escolar pode e deve constituir-se em ato político, assumindo compromissos com as mudanças de condições sociais, históricas e culturais injustas e coercitivas, conduzindo processos emancipatórios da humanidade.

III. A transformação social do compromisso ético-político das pesquisas em Psicologia Escolar não precisa se comprometer com o impacto do trabalho infanto-juvenil e os índices de evasão e repetência escolares, nem com os determinantes sociais do processo de escolarização, posto que não se vinculam com a temática de pesquisa.

IV. A pesquisa em Psicologia Escolar pode se materializar de diferentes formas: sistematização de perfil, identidade e competências profissionais para os psicólogos escolares; promoção de reconfigurações na formação inicial; construção de espaços para o desenvolvimento profissional, tais como as formações continuadas; elaboração de sugestões para a atuação em Psicologia Escolar.

Quais estão corretas?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Apenas I, II e IV.

   

  

  

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Compreende-se que a produção de conhecimento científico não se qualifica apenas pela utilização de técnicas adequadas ou pela produção de dados fidedignos, mas por suas implicações éticas e políticas com a produção de conhecimentos capazes de proporcionar alternativas de transformação social diante dos problemas, necessidades e interesses de grupos dominados e maiorias populares (Guareschi, 2011; Ibáñez, 2011; Martín-Baró, 1989/2011). A pesquisa vem sendo concebida, nesse âmbito, como um ato político quando proporciona ruptura e reconstrução do sistema social, reestruturando os fundamentos da vida comum, ampliando as margens de liberdade e transformando injustiças sociais, coerções e silenciamentos simbólicos e concretos (Ibáñez, 2011; Parisí, 2016)."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

  

 

Correto. Essa afirmativa também está de acordo com Cavalcante e Marinho-Araújo. Observe:

 

"Objetiva-se, com o presente artigo, apresentar reflexões de como a produção científica em Psicologia Escolar pode e deve constituir-se em ato político, assumindo compromissos com a mudança de condições sociais, históricas e culturais injustas e coercitivas, de modo a conduzir processos emancipatórios do homem. Utilizou-se, metodologicamente, a análise dos 71 capítulos distribuídos nos 10 livros produzidos de 1996 a 2016 pelo Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

  

  

Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"Também indicaram a existência de compromisso ético e político da pesquisa em Psicologia Escolar com a transformação social os capítulos que compuseram a seção denominada Para além do aluno padrão: O desafio dos excluídos. Nela, Campos, Dimenstein e Francischini (2001) denunciaram e discutiram o impacto do trabalho infanto-juvenil sobre os índices de evasão e repetência escolares, enquanto Koller (2001) abordou o processo de escolarização de crianças de rua. Considera-se que contemplar esses temas, até então inéditos nas produções do GT de Psicologia Escolar e Educacional, contribuiu para fundar reflexões sobre como a Psicologia Escolar pode se comprometer com a produção de uma sociedade mais justa e igualitária mediante a criação de estratégias que assegurem que crianças e adolescentes, especialmente aquelas em vulnerabilidade, tenham acesso a uma educação de qualidade, mas que também contem com condições que possibilitem sua permanência no processo de escolarização."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

   

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Constatou-se que, de acordo com os aspectos históricos, sociais e culturais característicos das diferentes épocas em que foram produzidos os livros analisados, o ato político da pesquisa em Psicologia Escolar materializou-se de diferentes formas: (a) sistematização de perfil, identidade e competências profissionais para os psicólogos escolares; (b) promoção de reconfigurações na formação inicial; (c) construção de espaços para o desenvolvimento profissional, tais como a formação continuada; (d) elaboração de sugestões para a atuação em Psicologia Escolar. Esses propósitos estavam fortemente marcados pelos aspectos históricos, sociais e culturais que permearam a produção dos capítulos."

 

Fonte: "A dimensão ética e política da pesquisa em psicologia escolar" (Cavalcante; Marinho-Araújo)

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Quais estão corretas?


a)  Apenas III.
b)  Apenas I e II.
c)  Apenas III e IV.
d)  Apenas I, II e IV.
e)  Apenas I, II, III e IV.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *