Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Smith e Strick (2001), alguns alertas para dificuldades de aprendizagem são observáveis bem antes do início da escolarização, enquanto outros se tornarão mais óbvios depois que a criança começa a estudar. Ocasionalmente, esses comportamentos podem indicar outro problema que não uma dificuldade de aprendizagem. Todos, contudo, devem ser considerados como um sinal de que algo está errado – e, se existirem problemas, uma avaliação para dificuldades de aprendizagem não deverá ser adiada. Diante disso, é necessário que os educadores compreendam pontos de normalidade e defasagem no processo educacional, a fim de que possam promover intervenções adequadas. Nesse sentido, dando sequência às afirmações dos autores acima, leia as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por um desenvolvimento cerebral desigual ( ) Um atraso no desenvolvimento sempre indica uma deficiência.

( ) Crianças que iniciam a escola com atrasos desenvolvimentais, frequentemente, progridem em um ritmo mais lento que o habitual

( ) Os problemas de comportamento na sala de aula ou uma mudança no humor em casa podem ser os primeiros sinais de um problema de aprendizagem.

( ) O mau comportamento persistente, em geral, indica que as necessidades das crianças estão fora de compasso com seus ambientes em algum aspecto importante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a letra A) V-F-V-V-V

Para entender porque essa é a resposta correta, vamos analisar cada uma das afirmativas apresentadas.

A primeira afirmativa é verdadeira, pois as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por um desenvolvimento cerebral desigual. Isso significa que as crianças podem ter habilidades e capacidades diferentes em diferentes áreas, o que pode afetar sua capacidade de aprender.

A segunda afirmativa é falsa, pois um atraso no desenvolvimento não sempre indica uma deficiência. As crianças podem ter atrasos em diferentes áreas, mas isso não significa que elas tenham uma deficiência. É importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo.

A terceira afirmativa é verdadeira, pois crianças que iniciam a escola com atrasos desenvolvimentais frequentemente progridem em um ritmo mais lento que o habitual. Isso significa que elas podem precisar de mais tempo e apoio para alcançar os objetivos educacionais.

A quarta afirmativa é verdadeira, pois os problemas de comportamento na sala de aula ou uma mudança no humor em casa podem ser os primeiros sinais de um problema de aprendizagem. É importante que os educadores estejam atentos a esses sinais e intervenham de forma adequada.

A quinta afirmativa é verdadeira, pois o mau comportamento persistente, em geral, indica que as necessidades das crianças estão fora de compasso com seus ambientes em algum aspecto importante. Isso significa que os educadores precisam trabalhar com as crianças para entender suas necessidades e encontrar formas de apoiá-las.

Portanto, a resposta correta é a letra A) V-F-V-V-V, pois todas as afirmativas foram analisadas e verificadas como verdadeiras ou falsas de acordo com a teoria de Smith e Strick (2001).

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *