De acordo com Weiss (1994), o fracasso escolar não pode ser concebido apenas como uma resposta insuficiente do aluno diante da expectativa da escola. O autor destaca três perspectivas de análise: sociedade, escola e alunos. A esse respeito pode-se afirmar que:
- A) A primeira perspectiva é determinante, já que nela está incluída a cultura.
- B) Para o diagnóstico do fracasso escolar deve-se considerar, prioritariamente, a relação entre a segunda e a terceira perspectivas.
- C) A instituição escolar é a que mais contribui para o fracasso escolar.
- D) O fracasso escolar é um sintoma da família disfuncional.
- E) Para verificar as várias condições de aprendizagem e suas possíveis limitações e sintomas devem se levar em conta as três perspectivas de forma igualitária.
Resposta:
A resposta correta é a letra E)
De acordo com Weiss (1994), o fracasso escolar não pode ser concebido apenas como uma resposta insuficiente do aluno diante da expectativa da escola. O autor destaca três perspectivas de análise: sociedade, escola e alunos. A afirmação correta é a de que para verificar as várias condições de aprendizagem e suas possíveis limitações e sintomas, devem-se levar em conta as três perspectivas de forma igualitária.
Isso ocorre porque o fracasso escolar é um fenômeno complexo que envolve fatores sociais, escolares e individuais. Portanto, para diagnosticá-lo, é necessário considerar a interação entre essas três perspectivas. A sociedade influencia a escola e os alunos, a escola influencia os alunos e a sociedade, e os alunos são influenciados pela sociedade e pela escola.
Assim, para entender o fracasso escolar, não basta apenas focar em uma dessas perspectivas. É necessário analisar a interação entre elas e como elas se influenciam mutuamente. Dessa forma, podemos identificar as verdadeiras causas do fracasso escolar e desenvolver estratégias eficazes para combatê-lo.
Além disso, ao considerar as três perspectivas de forma igualitária, podemos evitar culpar apenas os alunos ou a escola pelo fracasso escolar. Em vez disso, podemos trabalhar em conjunto para criar um ambiente de aprendizado mais eficaz e justo.
Em resumo, a resposta correta é a letra E, que afirma que para verificar as várias condições de aprendizagem e suas possíveis limitações e sintomas, devem-se levar em conta as três perspectivas de forma igualitária. Essa abordagem mais ampla e integrada permite uma compreensão mais profunda do fracasso escolar e pode levar a estratégias mais eficazes para combatê-lo.
Deixe um comentário