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Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) a influência de teorias eugenistas e da teoria da carência cultural, as quais marcaram o início das práticas psicológicas na educação no Brasil.

Gabarito Letra B

Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar
a)  a precariedade das condições sociais de crianças e adolescentes que, devido às privações sofridas, são incapazes de aprender.

Errado. As condições sociais dificultam, mas não tornam essas crianças incapazes.


b)  a influência de teorias eugenistas e da teoria da carência cultural, as quais marcaram o início das práticas psicológicas na educação no Brasil.

Certo! A autora fala muito sobre essas influências em sua obra.

“Esta versão dos fatos atingiu seu ponto mais alto nos anos sessenta, quando da elaboração da chamada "teoria ila carência cultural". Como veremos, afirmações carregadas de elitismo são a tônica do discurso educacional sobre os grupos raciais e sociais oprimidos. O movimento de higiene mental escolar também ajudou, portanto. mesmo sem o saber e desejar, a instalar a escola seletiva, difícil de perceber e denunciar porque dissimulada sob procedimentos técnicos e verdades científicas de difícil contestação na época. Embora imbuído do mais sincero propósito democrático, cie também colaborou para justificar o acesso desigual das classes sociais aos bens culturais, ao restringir a explicação dc suas dificuldades de escolarização ao âmbito das disfunções psicológicas. Aliás, uma psicologia que desde o seu nascimento baseia-se numa definição conservadora de ajustamento e de normalidade c que centra suas investigações no que ocorre no indivíduo ou nas relações interpessoais, entendidos como entidades a históricas, só poderia ter imensa receptividade numa sociedade regida pelas teses liberais c por uma visão funcionalista da vida social. Seu prestígio foi tão forte que suplantou, na explicação do fracasso escolar, uma das premissas do pensamento escolanovista que não podia ser negligenciada: a dc que u estrutura e o funcionamento da escola e a qualidade do ensino .seriam os principais responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem. “

 

c)  o contexto familiar que desvaloriza os saberes escolares e  desacredita na educação formal como meio de ascensão social.

Errado. A autora não propõe essa culpabilização da família.


d)  o aspecto hereditário, uma vez que diversos transtornos de aprendizagem têm causas genéticas e congênitas.

Errado. Essa é uma visão eugenista.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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