Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Determinado professor, nas aulas que denomina de aulas de checagem, adota o seguinte procedimento: se o aluno acerta a resposta a uma pergunta, recebe, sempre, um elogio, e quando, consecutivamente, acerta 5 respostas de 5 perguntas, recebe a pontuação de 0,2 décimos à nota da unidade.

Segundo o processo de condicionamento, afirma-se que a aula de checagem compreende um

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) reforço intermitente e um programa de razão fixa.

Gabarito: Letra C

Determinado professor, nas aulas que denomina de aulas de checagem, adota o seguinte procedimento: se o aluno acerta a resposta a uma pergunta, recebe, sempre, um elogio, e quando, consecutivamente, acerta 5 respostas de 5 perguntas, recebe a pontuação de 0,2 décimos à nota da unidade.

 

Segundo o processo de condicionamento, afirma-se que a aula de checagem compreende um
a)  reforço contínuo e um programa de razão fixa.
b)  reforço parcial e um programa de intervalo fixo.
c)  reforço intermitente e um programa de razão fixa.
d)  reforço contínuo e um programa de razão variável.
e)  reforço intermitente e um programa de razão variável.

 

Os reforços podem ser contínuos, quando uma resposta é reforçada toda vez que acontece, ou intermitentes (ou parciais), quando algumas vezes a resposta é reforçada e outras vezes não. Nesse exemplo, o elogio seria um reforço contínuo, porque ele acontece toda vez que o aluno acerta a resposta e a pontuação é um reforço intermitente. Os reforços intermitentes podem ser de razão fixa, de razão variável, de intervalo fixo e de intervalo variável, veja:

Esquemas de razão fixa reforçam o comportamento após um número estabelecido de respostas. Assim como cafeterias nos recompensam com uma bebida gratuita depois da compra de 10 animais de laboratório podem ser reforçados em uma razão fixa de, digamos, um reforçador para cada 30 respostas. Uma vez condicionado, o animal fará apenas uma pequena pausa após um reforçador e então retornará a uma taxa elevada de respostas.

Esquemas de razão variável fornecem reforçadores após um número imprevisível de respostas. Isso é o que jogadores de caça-níqueis e pescadores com lançamento de anzol experimentam - reforço imprevisível - e o que torna essas duas atividades tão difíceis de extinguir, mesmo quando não levam a nada. Como o esquema de razão fixa, o de razão variável produz taxas elevadas de respostas, pois os reforçadores aumentam de acordo com o aumento do número de respostas.

Esquemas de intervalo fixo reforçam a primeira resposta após um período de tempo fixo. Assim como as pessoas que checam a caixa de correio com mais frequência quando o horário de entrega se aproxima, ou que verificam se a gelatina está pronta, pombos reforçados em um esquema de intervalo fixo bicam uma tecla com mais frequência quando a hora esperada da recompensa se aproxima, gerando um padrão instável de parada e recomeço ao invés de uma taxa constante de respostas.

Esquemas de intervalo variável reforçam a primeira resposta após intervalos de tempo variáveis. Como o aviso “Você tem uma nova mensagem" que finalmente recompensa a persistência de checar a caixa de e-mail repetidas vezes, esquemas de intervalo variável tendem a produzir respostas lentas e constantes. Isso faz sentido, já que não se sabe quando a espera terminará”

 

Como o professor reforça os alunos após um número fixo de acertos, esse é um esquema de razão fixa.

Assim, esse reforço é um reforço intermitente e um programa de razão fixa.

Nosso gabarito é Letra C

 

Referência

MYERS, D. Psicologia. Rio De Janeiro: LTC, 2015

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *