Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

É evidente que, no cotidiano da escola, emergem situações de conflitos de ordem afetiva e emocional, envolvendo professores, alunos, funcionários e família, bem como frequentes manifestações de raiva, desespero e irritação.

Assim, da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar de uma forma mais positiva e interventiva, tanto individualmente quanto na dinâmica coletiva.

   

  

Assim, da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"É evidente que, no cotidiano da escola, emergem situações de conflitos de ordem afetiva e emocional, envolvendo professores, alunos, funcionários e família, bem como frequentes manifestações de raiva, desespero e irritação, dentre outras, as quais são de difícil resolução. Da mesma forma que o professor, o psicólogo envolvido neste processo deve ter a consciência do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar com essas reações e mobilizações de uma forma mais positiva e interventiva, tanto para os sujeitos sob o ponto de vista individual, quanto na dinâmica coletiva de um determinado grupo em sala de aula. (GALVÃO, 2003)."

 

Fonte: "Como Ficam os Sentimentos dos Alunos frente às Queixas Escolares?" (Silva; Lessa)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  de que seu papel é fomentar a exteriorização das emoções em sala de aula, para que assim possam ser trabalhadas entre os professores e equipe gestora.


b)  de que esse é um processo natural nas relações humanas e que, portanto, sua intervenção poderá não gerar ganhos satisfatórios.


c)  do caráter de contágio das emoções, a fim de que se possa trabalhar de uma forma mais positiva e interventiva, tanto individualmente quanto na dinâmica coletiva.


d)  da importância da punição dos próprios alunos, que por vezes criam situações de conflito para comunicar algo que acontece no seio familiar.


e)  da irrelevância de ações profiláticas e interventivas em manifestações envolvendo sentimentos e conflitos escolares.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *