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Em consonância com as “Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP, 2019), em relação à dimensão ético-política, assinale a alternativa INCORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) “(...) a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. (...) A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma obrigação de todos, sem que haja distinção de acesso pelas diferentes camadas sociais, ou seja, todas pessoas conseguem acessar igualmente” (p. 25).

   

Em consonância com as “Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP, 2019), em relação à dimensão ético-política, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A alternativa incorreta distorce o seguinte trecho:

 

"Apesar de haver amplas diretrizes objetivando uma Educação Básica para todos (EFA, 2000), o cotidiano da escola pública brasileira, em sua complexidade, expressa as condições pragmáticas sobre as quais se constituem as políticas educacionais. Nesse sentido, a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. O texto de Kruppa (2001) ressalta a ampliação da interferência do Banco Mundial na Educação Brasileira para atender aos projetos de educação para todos — um ordenamento sistêmico de todos os níveis de ensino com claros compromissos envolvendo o capital privado. A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma mercadoria e não um direito de todos. Diferenças entre o sistema público e privado passam a se constituir como um verdadeiro “apartheid” da educação com graves consequências para as camadas populares."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.

 

As outras alternativas fazem citações corretas do texto do CFP.

 

a)  “Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais, que lhe dão suporte, sendo fundamental um cuidado especial para que essas terminologias não sejam incorporadas ao cotidiano de trabalho de profissionais, em diferentes campos, sem serem bem compreendidas, analisadas e debatidas” (p. 25).

 

b)  “(...) a escola pública brasileira se configura como um espaço instituído no modelo econômico que insere a Educação como uma importante dimensão para a implantação de um projeto neoliberal de sociedade, ditando muitas das políticas educacionais, principalmente a partir dos anos 1990. (...) A Educação, com o advento do capitalismo, torna-se uma obrigação de todos, sem que haja distinção de acesso pelas diferentes camadas sociais, ou seja, todas pessoas conseguem acessar igualmente” (p. 25).

 

c)  “Conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os). Questões como: escola para quem, escola para quê, e como se engendram as práticas atravessadas por essas implicações no cotidiano são fundamentais e devem ser debatidas por profissionais que atuam no campo da Educação” (p. 26).

 

d)  “À Educação, almejamos (...) o respeito ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, adolescentes e jovens, incluindo aquelas(es) que necessitam de atendimento educacional especializado, estudantes indígenas e de comunidades tradicionais, bem como aquelas(es) que cumprem medidas socioeducativas” (p. 26).

 

e)  “Na perspectiva ético-política deste documento, se faz necessário demarcar posicionamentos em defesa (...) da escola como espaço privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia nestes assuntos e na desconstrução de violências, tais como o machismo, a LGBTfobia, o racismo, sexismo” (p. 27).

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