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Em consonância com o artigo “A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno” (SILVA, 2019), que aborda a relevância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) O(a) professor (a) não deve ultrapassar os limites do conhecimento de conteúdo/informações, sem a necessidade de sensibilização e comprometimento em relação ao seu papel na aprendizagem e da compreensão da afetividade na relação com alunos(as).

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O adulto que constrói uma boa relação afetiva consegue adquirir segurança e equilíbrio com maior equilíbrio, passando a ter interesse pela realidade e com isso passa a realizar com maior habilidade uma leitura do contexto que está inserido apresentando uma melhor compreensão e um melhor desenvolvimento intelectual.

 

Existe uma ligação complementar entre o desenvolvimento afetivo e o intelectual, sendo que a área intelectual apresenta as formas de cada etapa da afetividade, controla a atividade pessoal na esfera das ações, da vontade, da memória, de pensamento, na instintiva complementando o equilíbrio e harmonia da personalidade.

(...)

O âmbito familiar temos caracterizados os primeiros vínculos afetivos que se inicia entre os indivíduos. É a partir da relação com o outro, através do vinculo afetivo que, nos primeiros anos de vida, que primeiramente envolve a relação pai-mãe-filho. Portanto, esse vínculo afetivo entre a criança e o adulto estabelece a sustentação à etapa inicial do processo ensino aprendizagem.

(...)

As relações sociais fazem parte do cotidiano, são engrenagens fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. Portanto, a análise da afetividade na relação professor-aluno envolve interesse e interações, pois a educação é uma das peças mais importante e fundamental que agrega valores na vida humana. Segundo Gadotti (1999, p. 02):

 

'[...] o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida.'

 

Nesta relação o professor deve ultrapassar os limites somente do conhecimento do conteúdo/informações, e preocupar-se com o processo de construção da cidadania do aluno. Portanto, para que isso aconteça, é necessária à sensibilização e comprometimento do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, procurando compreender, numa relação de afetividade, os sentimentos, a história da vida dos seus alunos e tentar promover à autonomia social."

 

Fonte: "A Dimensão da Afetividade na Relação Professor/Aluno" (Silva)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.

 

As outras alternativas estão de acordo com o artigo supracitado.

 

a)  Os adultos que constroem boas relações afetivas conseguem adquirir segurança e equilíbrio, pois se interessam mais pela realidade e com isso tem mais habilidade para leituras dos contextos que estão inseridos e desenvolvem melhor compreensão e desenvolvimento intelectual.

 

b)  Existe uma ligação complementar entre o desenvolvimento afetivo e intelectual, de modo que a área intelectual apresenta as formas de cada etapa da afetividade e controla as atividades pessoais na esfera das ações.

 

c)  É nas relações familiares que se caracterizam os primeiros vínculos afetivos e, a partir da relação com o outro, o vínculo entre criança e adulto estabelece a sustentação da etapa inicial do processo de ensino-aprendizagem.

 

d)  As relações sociais fazem parte do cotidiano e se consolidam como engrenagens fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, assim, a análise da afetividade na relação professor(a)-aluno(a) envolve interesses e interações dada a relevância da educação nos valores da vida humana.

 

e)  O(a) professor (a) não deve ultrapassar os limites do conhecimento de conteúdo/informações, sem a necessidade de sensibilização e comprometimento em relação ao seu papel na aprendizagem e da compreensão da afetividade na relação com alunos(as).

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