Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em consonância com o artigo “A relação família-escola: intersecções e desafios” (OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO, 2010), assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Escola e família têm suas especificidades e suas complementaridades, assim esses dois sistemas têm objetivos distintos, mas que se interpenetram, uma vez que inserem as crianças e jovens na sociedade.

   

Em consonância com o artigo “A relação família-escola: intersecções e desafios” (OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO, 2010), assinale a alternativa correta.


a)  A responsabilidade familiar junto às crianças não se relaciona com o modelo que desempenha a educação primária, de modo que a família não se relaciona com os padrões sociais vigentes em uma determinada cultura.

 

Incorreto. Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"A responsabilidade familiar junto às crianças em termos de modelo que a criança terá e do desempenho de seus papéis sociais é tradicionalmente chamada de educação primária, uma vez que tem como tarefa principal orientar o desenvolvimento e aquisição de comportamentos considerados adequados, em termos dos padrões sociais vigentes em determinada cultura."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)

 


b)  A escola é uma instituição com a função de segmentar os saberes, ou seja, de afirmar os saberes do senso comum como naturais e inquestionáveis.

 

Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:

 

"A escola é a instituição que tem como função a socialização do saber sistematizado, ou seja, do conhecimento elaborado e da cultura erudita. De acordo com Saviani (2005), a escola se relaciona com a ciência e não com o senso comum, e existe para proporcionar a aquisição de instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência) e aos rudimentos (bases) desse saber. A contribuição da escola para o desenvolvimento do sujeito é específica à aquisição do saber culturalmente organizado e às áreas distintas de conhecimento. No que diz respeito à família, “um dos seus papéis principais é a socialização da criança, isto é, sua inclusão no mundo cultural mediante o ensino da língua materna, dos símbolos e regras de convivência em grupo, englobando a educação geral e parte da formal, em colaboração com a escola” (Polonia & Dessen, 2005, p.304)."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)

 

c)  Escola e família têm suas especificidades e suas complementaridades, assim esses dois sistemas têm objetivos distintos, mas que se interpenetram, uma vez que inserem as crianças e jovens na sociedade.

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o artigo supracitado.

 


d)  Através de uma análise histórica na relação entre escola e família, é possível identificar que essa relação sempre foi marcada por movimentos cooperativos e distantes de culpabilização de somente uma das partes.

 

Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

 

"Analisando a história da relação que se estabeleceu entre escola e família ao longo do tempo, iden- tifica-se que em certos momentos essa relação foi caracterizada em função de determinantes sociais e, em outros, em função de aspectos psicológicos da família e do próprio sujeito. Diz-se, de forma geral, que esta relação sempre esteve marcada por movimentos de culpabilização de uma das partes envolvidas, pela ausência de responsabilização compartilhada de todos os envolvidos e pela forte ênfase em situações-problema que ocorrem no contexto escolar."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)


e)  A relação entre escola e família se estabeleceu e se mantém através de vínculos de ações do dia a dia e não por problemas eventuais, por isso, deve-se investir em práticas que ensejam os fatores negativos desta relação.

 

Incorreto. Outra distorção. Veja:

 

"A relação entre família e escola se estabeleceu, e ainda se mantém, a partir de situações vinculadas a algum tipo de problema e, desta forma, pouco contribui para que as duas instituições possam construir uma parceria baseada em fatores positivos e gratificantes relacionados ao aprendizado, desenvolvimento e sucesso dos alunos."

 

Fonte: “A relação família-escola: intersecções e desafios” (Oliveira e Marinho-Araújo)

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra C.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *