Em relação ao processo de acolhimento e adaptação de bebês e crianças em creches, Lins e colaboradores (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) apontam que
- A) a creche deve ser agente da ruptura do laço entre família e criança, favorecendo cisuras na passagem do contexto familiar para o coletivo.
- B) no processo de adaptação, os familiares devem evitar permanecer com a criança no interior da creche, pois isso prejudicará na separação do par família- -criança.
- C) a escuta da história da criança legitima e autoriza o saber psicológico em relação às práticas materno/ paterno, evitando que a família assuma o lugar do especialista.
- D) o estabelecimento de ritmos e sequências de cuidados a serem realizadas de forma mecânica, construídos a partir dos hábitos da creche, permite sua adaptação à vida individual do bebê.
- E) o processo de adaptação é planejado de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior de ambiente atravessado pela marca da coletividade.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) o processo de adaptação é planejado de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior de ambiente atravessado pela marca da coletividade.
Gabarito: Letra E
Em relação ao processo de acolhimento e adaptação de bebês e crianças em creches, Lins e colaboradores (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) apontam que
“A adaptação é o nome usual dado ao período de ingresso e ajustes subjetivos necessários implicados na entrada de uma nova criança na instituição escolar. Essa nomenclatura está intimamente relacionada às teorias psicológicas desenvolvimentistas sobre a criança e seus processos de aprendizagem. Contudo, iremos utilizar esse termo, neste trabalho, por ser um nome reconhecido no meio escolar, especialmente na educação infantil, embora tenhamos utilizado muitas vezes o termo acolhimento para diferenciá-lo da forma naturalizada com que algumas escolas entendem e efetuam esse processo. Para nós, a entrada de uma nova criança em um espaço educacional e escolar se efetiva por meio de muitas intervenções e escuta de todos os envolvidos. O processo de adaptação é planejado pelas psicólogas – junto à equipe de professoras – de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior deste ambiente atravessado pela marca da coletividade. Trata-se de uma ação localizada no campo da promoção em saúde mental. Inicialmente, é realizada uma entrevista com a família, conduzida pela psicóloga, que versa sobre a história de vida da criança até o momento da entrada na instituição. A proposta é situar o lugar ocupado pelo bebê dentro da história familiar e compreender as expectativas, anseios e receios dos pais em relação à entrada na Creche, de modo a idealizar manejos que possibilitem esse acolhimento.”
a) a creche deve ser agente da ruptura do laço entre família e criança, favorecendo cisuras na passagem do contexto familiar para o coletivo.
b) no processo de adaptação, os familiares devem evitar permanecer com a criança no interior da creche, pois isso prejudicará na separação do par família- -criança.
c) a escuta da história da criança legitima e autoriza o saber psicológico em relação às práticas materno/ paterno, evitando que a família assuma o lugar do especialista.
d) o estabelecimento de ritmos e sequências de cuidados a serem realizadas de forma mecânica, construídos a partir dos hábitos da creche, permite sua adaptação à vida individual do bebê.
e) o processo de adaptação é planejado de maneira a acolher cada novo bebê e lhe proporcionar um lugar singularizado no interior de ambiente atravessado pela marca da coletividade.
Nosso gabarito é Letra E
Deixe um comentário