Em relação aos distúrbios de aprendizagem é correto afirmar que:
- A) Tanto as teorias do condicionamento quanto as cognitivistas apontam que os distúrbios de aprendizagem são decorrentes, inicialmente, da falta de motivação para aprendizagem.
- B) Para Vygotski (1991), aprendizagem e desenvolvimento estão interligados, portanto, alguns distúrbios de aprendizagem podem estar relacionados com a não orientação da aprendizagem para os novos estágios do processo de desenvolvimento.
- C) O melhor e mais eficaz procedimento para lidar com crianças com distúrbios de aprendizagem é o estabelecimento de momentos especiais, em separado, para que os educadores possam entender quais são as causas emocionais, físicas, sensoriais, educacionais e intelectuais responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
- D) Vários distúrbios de aprendizagem estão relacionados com os distúrbios emocionais, que podem ser definidos como a incapacidade de se adaptar aos novos ambientes e situações da vida cotidiana.
Resposta:
A resposta correta é a letra B) Para Vygotski (1991), aprendizagem e desenvolvimento estão interligados, portanto, alguns distúrbios de aprendizagem podem estar relacionados com a não orientação da aprendizagem para os novos estágios do processo de desenvolvimento.
Essa afirmação é correta porque, segundo Vygotski, o processo de aprendizagem e desenvolvimento estão intrinsecamente ligados. Isso significa que as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas à falta de orientação da aprendizagem para os novos estágios do desenvolvimento. Em outras palavras, se o processo de aprendizagem não for orientado de forma adequada para os novos estágios do desenvolvimento, isso pode levar a distúrbios de aprendizagem.
Além disso, é importante notar que Vygotski enfatiza a importância da interação social e da mediação cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Isso significa que a falta de orientação da aprendizagem pode ser influenciada por fatores sociais e culturais, como a falta de apoio dos pais ou professores, ou a ausência de oportunidades de aprendizado.
Portanto, a afirmação de que alguns distúrbios de aprendizagem podem estar relacionados com a não orientação da aprendizagem para os novos estágios do processo de desenvolvimento é uma ideia fundamental na teoria de Vygotski e é consistente com as suas ideias sobre a importância da interação social e da mediação cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Deixe um comentário