Em uma reunião de equipe pedagógica, a professora trouxe para discussão o caso de dois alunos de sua classe, que não prestam atenção na aula, brigam constantemente, são dispersos e não conseguem terminar as tarefas. Assim, expôs sua suspeita de um transtorno de déficit de atenção, a ser melhor pesquisado. Nesse sentido, são alterações de atenção que podem ocorrer no transtorno de déficit de atenção:
- A) Atenção ou vigilância excessiva e desregulada, demonstrando alterações no controle executivo (funções frontais), na memória de trabalho e na seleção de respostas.
- B) Dificuldades de concentração e atenção, somadas a alterações de humor, apresentando, às vezes, diminuição da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea.
- C) Dificuldade importante em prestar atenção a estímulos internos e externos, bem como relutância em controlar comportamentos e impulsos.
- D) Prejuízo relacionado à filtragem de estímulos, apresentando dificuldade em anular adequadamente os estímulos sensoriais irrelevantes, e uma forte tendência à distraibilidade.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) Dificuldade importante em prestar atenção aos estímulos internos e externos, bem como relutância em controlar comportamentos e impulsos.
Essa alternativa é correta porque o transtorno de déficit de atenção (TDAH) caracteriza-se por dificuldades em prestar atenção aos estímulos internos e externos, como por exemplo, sons, visões, pensamentos, sentimentos e sensações. Além disso, as pessoas com TDAH também podem apresentar dificuldade em controlar seus comportamentos e impulsos, o que pode levar a problemas em seu desempenho acadêmico, social e profissional.
É importante notar que as outras alternativas também podem ser características do TDAH, mas não são tão centrais para o transtorno quanto a dificuldade em prestar atenção aos estímulos internos e externos. A alternativa A, por exemplo, refere-se à atenção ou vigilância excessiva e desregulada, que pode ser uma característica do TDAH, mas não é tão essencial para o transtorno quanto a dificuldade em prestar atenção.
Já a alternativa B refere-se a dificuldades de concentração e atenção, somadas a alterações de humor, o que também pode ser característico do TDAH. No entanto, essas dificuldades são mais relacionadas às consequências do TDAH do que à sua característica central.
A alternativa D refere-se ao prejuízo relacionado à filtragem de estímulos, apresentando dificuldade em anular adequadamente os estímulos sensoriais irrelevantes, e uma forte tendência à distraibilidade. Embora isso também seja característico do TDAH, não é tão essencial para o transtorno quanto a dificuldade em prestar atenção aos estímulos internos e externos.
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