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Embora a educação não promova diretamente a guerra, às vezes pode fomentar sentimentos que para ela contribuem como racismo e militarismo. Foi exatamente isso que ocorreu na Primeira Guerra Mundial, cujo centenário é celebrado em 2014. Daí o papel preponderante da escola na formação de novas consciências em consonância com uma educação voltada para integração na diversidade. Ora, um dos pilares para a educação do século XXI (DELORS, 1996) intimamente correlacionado com essa ideia de cidadania, tolerância, intercâmbio e cooperação é exatamente:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) O aprender a conviver.

 

Embora a educação não promova diretamente a guerra, às vezes pode fomentar sentimentos que para ela contribuem como racismo e militarismo. Foi exatamente isso que ocorreu na Primeira Guerra Mundial, cujo centenário é celebrado em 2014. Daí o papel preponderante da escola na formação de novas consciências em consonância com uma educação voltada para integração na diversidade. Ora, um dos pilares para a educação do século XXI (DELORS, 1996) intimamente correlacionado com essa ideia de cidadania, tolerância, intercâmbio e cooperação é exatamente:

 

Segundo Delors & Cols. (1998, pp.89-90):

 

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”

 
 

a)  O aprender a aprender.

INCORRETA. A dimensão “aprender a aprender” não consiste em um dos quatro pilares identificados por Delors, que em síntese são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

 

b)  O aprender a conviver.

CORRETA. O pilar “aprender a conviver” tem relação com a cooperação e com a convivência mútua e apresenta nuances interligadas a cidadania, tolerância e ao respeito as diferenças, portanto, alternativa CERTA.

 

c)  O aprender a fazer.

INCORRETA. Sobre o “aprender a fazer”, Delors & Cols. (1998, p.93) enfatizam:

“Aprender a fazer não pode, pois, continuar a ter o significado simples de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada, para fazê-lo participar no fabrico de alguma coisa. Como conseqüência, as aprendizagens devem evoluir e não podem mais ser consideradas como simples transmissão de práticas mais ou menos rotineiras, embora estas continuem a ter um valor formativo que não é de desprezar.”

 

d)  O aprender a ser.

INCORRETA. O “aprender a ser” envolve as outras formas de aprendizagem, e destaca-se em relação ao indivíduo e a educação como:

“...melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se” (Delors & Cols. (1998, p.102)

 

_______________

Fonte consultada:

 

Delors, J., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., ... & Suhr, M. W. (1996). Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir6.

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