Estudos mais recentes sobre o fenômeno do fracasso escolar e sobre a evasão têm buscado compreender os processos geradores das dificuldades ou do bom desempenho escolar, produzidos pela instituição escolar a partir de algumas dimensões. Conforme esses estudos, não configura(m) uma dimensão a(s)
- A) relações entre a escola e o Estado.
- B) relações escola‐clientela.
- C) práticas institucionais.
- D) relações professor‐aluno.
- E) diferença cultural.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) diferença cultural.
Estudos mais recentes sobre o fenômeno do fracasso escolar e sobre a evasão têm buscado compreender os processos geradores das dificuldades ou do bom desempenho escolar, produzidos pela instituição escolar a partir de algumas dimensões. Conforme esses estudos, não configura(m) uma dimensão a(s)
Observe o seguinte trecho do artigo "Atuação do psicólogo escolar crítico frente às queixas escolares: as assembleias escolares" de Zucoloto et al.:
"Para compreender a escola e suas dificuldades, devemos nos voltar para as seguintes dimensões: relações escola-Estado (legislação, condições de trabalho dos professores); relações escola-clientela (representações dos professores sobre a clientela); práticas institucionais (organização das classes, critérios sobre o bom professor e o bom aluno, práticas disciplinares) e relações professor-aluno em sala de aula (preconceitos sobre os alunos pobres) (Sawaya, 2002)."
A única alternativa que não está de acordo é a Letra E.
a) relações entre a escola e o Estado.
b) relações escola‐clientela.
c) práticas institucionais.
d) relações professor‐aluno.
e) diferença cultural.
Deixe um comentário