Fatores _________ estão mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem se manifestar na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa de forma correta a lacuna do texto.
- A) familiares
- B) escolares
- C) orgânicos
- D) específicos
- E) psicógenos
Resposta:
A alternativa correta é letra D) específicos
Fatores _________ estão mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem se manifestar na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa de forma correta a lacuna do texto.
De acordo com Carvalho:
"1. Fatores orgânicos, relacionados com a dimensão biológica, com ênfase para o corpo que precisa ter integridade anatômica com bom funcionamento dos órgãos dos sentidos, do sistema nervoso central e das glândulas. De modo sutil, a autora afirma que, mesmo sem serem causa suficiente para explicar as dificuldades de aprendizagem, são causa necessária, pois as perturbações orgânicas podem trazer como conseqüência, dentre outros, problemas cognitivos mais ou menos graves.
2. Fatores específicos: mais relacionados à dimensão cognitiva, incluem transtornos na adequação perceptivo-motora, não são passíveis de constatação orgânica, mas podem manifestar-se na área da leitura, da escrita, na atribuição de significados, ou na organização espacial e temporal, etc.
3. Fatores psicógenos: relacionados com a dimensão que considera a aprendizagem como função de /eu/ e que pode explicar a diminuição das funções implícitas no aprender ou a transformação dessas funções, gerando inibições na aprendizagem ou sintomas de dificuldades, respectivamente. A não-aprendizagem como sintoma supõe uma repressão de algo relacionado ao significado da operação de aprender sendo, portanto, um fenômeno inconsciente. A inibição, por sua vez, traduz uma retração intelectual do ego, provocando diminuição das funções cognitivas e que acabam por acarretar problemas para aprender. Seguindo Paín a inibição aparece como particularidade do fenômeno neurótico.
4. Fatores ambientais: relacionados à dimensão social, referem-se às possibilidades reais que o ambiente oferece ao indivíduo em termos da quantidade e da qualidade, freqüência e abundância de estímulos, facilitando ou não sua aprendizagem."
É possível perceber, portanto, que os fatores que completam corretamente a lacuna são os específicos. Encontramos a resposta na Letra D.
a) familiares
b) escolares
c) orgânicos
d) específicos
e) psicógenos
Deixe um comentário