Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Foi solicitado ao(à) psicólogo(a) de uma escola contribuições para o acompanhamento de alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivo subsidiar a equipe pedagógica para a melhoria das relações e do rendimento escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve uma contribuição que auxiliará a equipe pedagógica em seu objetivo.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra C) Propor em conjunto com a equipe um processo de acompanhamento dos alunos, respeitando a singularidade e a subjetividade de cada um e identificando os fatores facilitadores e dificultadores da aprendizagem.

Essa opção é a mais adequada porque visa ao objetivo de subsidiar a equipe pedagógica para a melhoria das relações e do rendimento escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao propor um processo de acompanhamento em conjunto com a equipe, o psicólogo pode identificar as necessidades específicas de cada aluno e trabalhar em parceria com os professores e outros profissionais para desenvolver estratégias personalizadas de apoio.

A opção A é insuficiente porque, embora seja importante pesquisar a situação atual dos alunos de maior vulnerabilidade social, isso não é suficiente para subsidiar a equipe pedagógica em sua totalidade. Além disso, a entrevista individual pode não capturar a complexidade das necessidades dos alunos.

A opção B é excessiva porque uma avaliação psicológica de todos os alunos pode ser um processo demorado e custoso, e não é garantido que os resultados sejam úteis para subsidiar a equipe pedagógica.

A opção D é inadequada porque mudar a estrutura da sala de aula pode não ser suficiente para minimizar o atraso do desenvolvimento de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Além disso, essa abordagem pode não considerar as necessidades individuais dos alunos.

Portanto, a opção C é a mais adequada porque permite ao psicólogo trabalhar em parceria com a equipe pedagógica para desenvolver um plano de apoio personalizado para cada aluno, considerando suas necessidades específicas e identificando os fatores que facilitam ou dificultam sua aprendizagem.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *