Foi solicitado ao(à) psicólogo(a) de uma escola contribuições para o acompanhamento de alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivo subsidiar a equipe pedagógica para a melhoria das relações e do rendimento escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve uma contribuição que auxiliará a equipe pedagógica em seu objetivo.
- A) Pesquisar a situação atual dos alunos de maior vulnerabilidade social, por meio de entrevistas individuais, com a finalidade de identificar as condições psicológicas desfavoráveis ao aprendizado.
- B) Propor uma avaliação psicológica de todos os alunos, com o uso de entrevistas e testes psicológicos, a fim de subsidiar as decisões da direção com informações técnicas e científicas.
- C) Propor em conjunto com a equipe um processo de acompanhamento dos alunos, respeitando a singularidade e a subjetividade de cada um e identificando os fatores facilitadores e dificultadores da aprendizagem.
- D) Propor uma mudança na estrutura da sala de aula, para minimizar o atraso do desenvolvimento de alunos que apresentam dificuldades, dispondo aqueles com maiores dificuldades de aprendizagem nas fileiras iniciais.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) Propor em conjunto com a equipe um processo de acompanhamento dos alunos, respeitando a singularidade e a subjetividade de cada um e identificando os fatores facilitadores e dificultadores da aprendizagem.
Essa opção é a mais adequada porque visa ao objetivo de subsidiar a equipe pedagógica para a melhoria das relações e do rendimento escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao propor um processo de acompanhamento em conjunto com a equipe, o psicólogo pode identificar as necessidades específicas de cada aluno e trabalhar em parceria com os professores e outros profissionais para desenvolver estratégias personalizadas de apoio.
A opção A é insuficiente porque, embora seja importante pesquisar a situação atual dos alunos de maior vulnerabilidade social, isso não é suficiente para subsidiar a equipe pedagógica em sua totalidade. Além disso, a entrevista individual pode não capturar a complexidade das necessidades dos alunos.
A opção B é excessiva porque uma avaliação psicológica de todos os alunos pode ser um processo demorado e custoso, e não é garantido que os resultados sejam úteis para subsidiar a equipe pedagógica.
A opção D é inadequada porque mudar a estrutura da sala de aula pode não ser suficiente para minimizar o atraso do desenvolvimento de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Além disso, essa abordagem pode não considerar as necessidades individuais dos alunos.
Portanto, a opção C é a mais adequada porque permite ao psicólogo trabalhar em parceria com a equipe pedagógica para desenvolver um plano de apoio personalizado para cada aluno, considerando suas necessidades específicas e identificando os fatores que facilitam ou dificultam sua aprendizagem.
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