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Gomes e Souza (2011) colocam que ser psicólogo escolar no Brasil é conhecer as necessidades psicológicas de todos os sujeitos envolvidos, independentemente de classes sociais, capacidades físicas ou mentais, em situações de risco ou situações abastadas, “é defender os direitos ao atendimento de suas necessidades e à promoção de seu desenvolvimento, sem discriminação ou intolerância de qualquer tipo ou grau”(Guzzo, 2001-2002). Para as autoras, a Psicologia deve buscar romper com a cumplicidade que tem caracterizado sua relação com a Educação, para se apresentar como um conhecimento científico capaz de demonstrar e compreender a dimensão subjetiva da experiência vivida na escola pelas camadas marginalizadas. Porém, Bock (2003) aponta que para a Psicologia assumir este novo modelo precisa superar a visão

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

Gabarito Letra B

 

Gomes e Souza (2011) colocam que ser psicólogo escolar no Brasil é conhecer as necessidades psicológicas de todos os sujeitos envolvidos, independentemente de classes sociais, capacidades físicas ou mentais, em situações de risco ou situações abastadas, "é defender os direitos ao atendimento de suas necessidades e à promoção de seu desenvolvimento, sem discriminação ou intolerância de qualquer tipo ou grau"(Guzzo, 2001-2002). Para as autoras, a Psicologia deve buscar romper com a cumplicidade que tem caracterizado sua relação com a Educação, para se apresentar como um conhecimento científico capaz de demonstrar e compreender a dimensão subjetiva da experiência vivida na escola pelas camadas marginalizadas. Porém, Bock (2003) aponta que para a Psicologia assumir este novo modelo precisa superar a visão

a)  de que o psicólogo não contribui com a formação e conhecimento na área do desenvolvimento humano.

b)  naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

c)  tradicionalista de que é preciso realizar atividades em parceria com as clinicas psicológicas.

d)  de que há necessidade de conhecer as fases do desenvolvimento humano para conseguir sanar a desigualdade nas escolas.

 

Para as autoras, a psicologia deve superar a visão naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais para assumir este novo modelo:

“A Psicologia deve buscar romper com a cumplicidade que tem caracterizado sua relação com a Educação, para se apresentar como um conhecimento científico capaz de demonstrar e compreender a dimensão subjetiva da experiência vivida na escola pelas camadas marginalizadas. Porém, para a Psicologia assumir este novo modelo precisa superar a visão naturalizante do desenvolvimento humano, a compreensão do fenômeno psicológico como abstrato e com características universais.

É unanimidade entre alguns pesquisadores e profissionais da área da Psicologia Escolar, a necessidade de se repensar ações e práticas profissionais mais comprometidas com a transformação social dos interesses da maioria da população. A exigência de uma prática profissional que contemple a construção crítica social e, para tanto, a abordagem das políticas educacionais inclusivas é um dos meios mais efetivos para esta necessária transformação profissional”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Gomes, Claudia, & Souza, Vera Lucia Trevisan de. (2011). Educação, psicologia escolar e inclusão: aproximações necessárias. Revista Psicopedagogia28(86), 185-193. Recuperado em 06 de setembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000200009&lng=pt&tlng=pt.

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