Guzzo (2005) aponta que hoje temos a escola e o processo educativo imersos em uma sociedade capitalista, em que a civilização capitalista ocidental, em sua forma atual, cria valores que permeiam as relações sociais, a cultura e a educação como um todo. Não importa o que pensam ou sentem as pessoas que vivem neste sistema. A civilização do dinheiro e do capital transforma tudo em mercadoria e esta situação reflete o ambiente escolar. Crianças são excluídas ou rejeitadas por sua pobreza, pela forma de vestir, pelo seu espaço de moradia e pelo seu jeito de agir, falar e sentir. Neste contexto capitalista, no Brasil, até a década de 1980,a situação das escolas públicas era de exclusão, refletida pela evasão e reprovação. Nos dias atuais as escolas públicas passaram a
- A) ter o discurso de inclusão, mas na verdade, inclui para excluir.
- B) incluir quase todas as crianças nas escolas e a dar oportunidade de desenvolvimento.
- C) criar estratégias que evitam a exclusão, mesmo tendo que ir contra o sistema capitalista.
- D) incluir os alunos reduzindo o analfabetismo e as reprovações.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) ter o discurso de inclusão, mas na verdade, inclui para excluir.
Guzzo (2005) aponta que hoje temos a escola e o processo educativo imersos em uma sociedade capitalista, em que a civilização capitalista ocidental, em sua forma atual, cria valores que permeiam as relações sociais, a cultura e a educação como um todo. Não importa o que pensam ou sentem as pessoas que vivem neste sistema. A civilização do dinheiro e do capital transforma tudo em mercadoria e esta situação reflete o ambiente escolar. Crianças são excluídas ou rejeitadas por sua pobreza, pela forma de vestir, pelo seu espaço de moradia e pelo seu jeito de agir, falar e sentir. Neste contexto capitalista, no Brasil, até a década de 1980,a situação das escolas públicas era de exclusão, refletida pela evasão e reprovação. Nos dias atuais as escolas públicas passaram a
Observe o que diz o artigo "A Psicologia Escolar Crítica e seu Compromisso Social" de Sousa:
"Guzzo aponta os impactos da ideologia capitalista no processo de ensino formal (escolar), considerando o contexto de coisificação, ao qual estamos imersos, onde tudo se reduz a bens de consumo, produtos ou mercadorias, incluindo-se a educação. A escola, enquanto instituição de formação do sujeito, reverbera a lógica da dominação, por meio de ensino domesticador, alienante, amordaçado e descontextualizado, incapaz de problematizar o quadro social ou mesmo refletir de forma crítica sobre o mesmo.
Essa situação reflete o descaso do poder público (posto sob os interesses das classes economicamente dominantes) com uma forma de educação emancipadora, difundindo ensino pragmático como uma justificativa para a acomodação. Nesse sentido, a escola é posta como uma instituição voltada para a adaptação do sujeito ao meio. Ela contribui para o processo de alienação recorrendo a um currículo estéril, burocrático e pouco voltado para a conscientização e libertação. Ademais, conforme a autora, inclui, para excluir."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
a) ter o discurso de inclusão, mas na verdade, inclui para excluir.
b) incluir quase todas as crianças nas escolas e a dar oportunidade de desenvolvimento.
c) criar estratégias que evitam a exclusão, mesmo tendo que ir contra o sistema capitalista.
d) incluir os alunos reduzindo o analfabetismo e as reprovações.
Deixe um comentário