Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.

A forma como a escola se organiza, nos dias de hoje, está atrelada a circunstâncias históricas que produziram tendências pedagógicas que ora privilegiavam o professor e o conteúdo, como era o caso da Pedagogia Tradicional; ora privilegiavam o estudante, como é o caso da Escola Nova e do Construtivismo; ora privilegiavam a técnica, como é o caso da Pedagogia Tecnicista. Cada tendência pedagógica carrega uma visão acerca da atuação dos educadores que permeia todo o trabalho pedagógico e que influencia a prática desenvolvida pelo psicólogo na escola.

Fonte: Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a atuação do psicólogo.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O psicólogo, em contextos educativos, tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização.

Gabarito: Letra D.

 

Assinale a alternativa CORRETA sobre a atuação do psicólogo.


a)  O trabalho do psicólogo, em contextos educativos, abrange a atenção ao estudante com deficiência, para avaliação e encaminhamento para escolas especiais.

 

Falso. Essa alternativa cita uma prática antiga que não é mais recomendada. Veja:

 

"O trabalho da (o) psicóloga (o) em contextos educativos, geralmente, abrange a atenção ao estudante com deficiência, que, até a década de 1990, era excluído do ensino regular e encaminhado para classes e escolas especiais."

 

Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 


b)  O psicólogo necessita de atender o estudante com deficiência, com ênfase na escuta clínica e foco no desenvolvimento cognitivo desse estudante.

 

Falso. Essa proposta clínica no contexto educacional é criticada pelo documento de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica.

 


c)  O trabalho do psicólogo escolar consiste na realização de anamnese com os responsáveis e na avaliação do nível intelectual e emocional.

 

Falso. Outra afirmativa que cita práticas clínicas que não estão mais de acordo com a atual referência técnica.

 


d)  O psicólogo, em contextos educativos, tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização.
 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"De acordo com os pressupostos de uma teoria crítica da educação, cada profissional – educador e psicóloga (o) - assumirá o compromisso de contribuir, com seus conhecimentos e práticas, para a compreensão das questões que envolvem a política educacional e suas implicações no trabalho docente. Esse propósito se constitui no que entendemos seja um processo de formação continuada.

 

Assim, os profissionais buscarão formas que, efetivamente, propiciem o processo de apropriação do conhecimento e as transformações nas relações sociais. Soma-se a isso, a possibilidade da (o) psicóloga (o) trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo. A (o) psicóloga (o) em contextos educativos tem muito a contribuir em busca de uma prática pedagógica voltada à humanização. Para tanto, é necessário que enfatize a dimensão subjetiva das experiências educacionais."

 

Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

   

e)  O laudo psicológico é elaborado a partir das avaliações e informa aquilo que as crianças e jovens não conseguem expressar em função de suas deficiências, por isso a importância do psicólogo nas escolas.

 

Falso. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:

 

"A partir dessas avaliações, laudos psicológicos são elaborados dizendo apenas aquilo que as crianças e jovens não possuem em função de suas deficiências, não constando informações que possam auxiliar os professores em sua prática pedagógica. Dessa forma, ajudam o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores,estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão."

 

Fonte: "Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *