Lerner, Caitano e Cavalcanti (em MACHADO; LERNER; FONSECA, 2017) afirmam que “No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos.”
Isso se deu, muito porque, historicamente, a escola
- A) sempre se mostrou aberta e democrática às diferenças individuais e sociais, acompanhando os movimentos e reformas que surgiram.
- B) conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos, sendo a exclusão um traço estrutural na constituição das instituições educativas.
- C) rapidamente adaptou-se ao movimento de educação para todos por meio da contratação de profissionais e investimento em formação continuada.
- D) utiliza-se dos preceitos de equidade para a criação de espaços inclusivos em sua estrutura, como a criação de classes especiais.
- E) mantém, desde sempre, um viés humanista e caritativo, auxiliando todos os alunos, por mais diversos que estes sejam, em seu desenvolvimento e aprendizagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos, sendo a exclusão um traço estrutural na constituição das instituições educativas.
Gabarito: Letra B
Isso se deu, muito porque, historicamente, a escola
Veja o que os autores dizem sobre o histórico da escola:
“No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos. Historicamente, a escola conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos. Diversos autores apontam a exclusão como traço estrutural na constituição das instituições educativas e destacam cortes históricos que produziram rearranjos dos grupos de incluídos e excluídos da escola, sem nunca, porém, alcançar uma condição de inclusão total das crianças que dela necessitavam. O direito à instrução primária gratuita aos cidadãos brasileiros já estava prevista em lei desde a promulgação da Constituição Imperial, em 1824. Entretanto, no grupo seleto de indivíduos alçados à condição de cidadão não estavam incluídos os escravos – que, à época, representavam aproximadamente um quinto da população brasileira – e os índios, outra parcela significativa da população também excluída do direito à instrução por configurarem-se como “aptos a serem segregados em aldeamentos para efeito de civilização e catequese” (Cury, 2008, p.211).”
a) sempre se mostrou aberta e democrática às diferenças individuais e sociais, acompanhando os movimentos e reformas que surgiram.
b) conservou-se como uma instituição destinada para alguns e não para todos, sendo a exclusão um traço estrutural na constituição das instituições educativas.
c) rapidamente adaptou-se ao movimento de educação para todos por meio da contratação de profissionais e investimento em formação continuada.
d) utiliza-se dos preceitos de equidade para a criação de espaços inclusivos em sua estrutura, como a criação de classes especiais.
e) mantém, desde sempre, um viés humanista e caritativo, auxiliando todos os alunos, por mais diversos que estes sejam, em seu desenvolvimento e aprendizagem.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário