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Lev S. Vygotski (1896 – 1934) é um autor que vem despertando grande interesse nas áreas da psicologia e da educação no Brasil. De acordo com sua teoria, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Fundamenta-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria formas de ação que o distinguem de outros animais.

 

II. O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.

 

III. O substrato biológico do funcionamento psicológico evidencia a forte ligação entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo num contexto sócio histórico específico. Instrumentos e símbolos construídos socialmente definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cerebral serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento e mobilizadas na realização de diferentes tarefas.

 

IV. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas.

 

V. A afetividade não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida orgânica, um ser afetivo. Da afetividade, diferenciou-se, lentamente, a vida racional. No início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira.

 

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Apenas I, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra C

 

Sobre Vygostky:

 

I. Fundamenta-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria formas de ação que o distinguem de outros animais.

Certo! Informação pode ser encontrada na íntegra no livro “Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão”

 

II. O pensamento verbal é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.

Errado. O pensamento verbal não é uma forma de comportamento natural e inata, e é determinado por um processo histórico-cultural com propriedades e leis específicas que não podem ser encontradas nas formas naturais de pensamento e fala.

 

III. O substrato biológico do funcionamento psicológico evidencia a forte ligação entre os processos psicológicos humanos e a inserção do indivíduo num contexto sócio histórico específico. Instrumentos e símbolos construídos socialmente definem quais das inúmeras possibilidades de funcionamento cerebral serão efetivamente concretizadas ao longo do desenvolvimento e mobilizadas na realização de diferentes tarefas.

Certo! Essa informação pode ser encontrada, em sua literalidade, no livro “O problema da afetividade em Vygotsky”, de Marta Kohl de Oliveira. 

 

IV. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas.

Certo! Veja:

“A construção do conhecimento e da cultura, por meio do trabalho humano, produz não só uma realidade socioistórica externa, mas também interna, isto é, a realidade externa modificou o homem em toda sua totalidade, ao mesmo tempo em que o homem, modificado, transformou seu meio. A modificação da natureza pela ação humana está relacionada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são funções psíquicas geneticamente mais complexas e mais abrangentes que aquelas biológicas. As funções psicológicas superiores são de origem social, isto é, relações sociais interiorizadas que serão a base para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo (Vygotski, 1995). As funções psicológicas superiores (memória lógica, atenção voluntária, formação de conceitos) são vistas como relações externas entre indivíduos, as quais foram internalizadas para o âmbito intrapsicológico. Vale ressaltar que esse processo de internalização não é simples transposição interpsíquica para a esfera intrapsíquica; é um processo que ocorre ao longo da história do indivíduo, numa sucessão de eventos, permeada sempre por aspectos cognitivos, motores e afetivos.”

 

V. A afetividade não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento, a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida orgânica, um ser afetivo. Da afetividade, diferenciou-se, lentamente, a vida racional. No início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira.

Errado. A informação em si está correta e também pode ser encontrada no livro ““Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão”. Entretanto, diz respeito a teoria de Wallon, e não Vygotsky.

 

Dessa forma, estão corretas apenas I, III e IV.

Gabarito Letra C.

 

Referência

Yves de La Taille, Maeta Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão – São Paulo: Summus, 1992

OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygostky. São Paulo: Mimeo, 1992

SILVA, Flávia Gonçalves da; DAVIS, Claudia. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. São Paulo ,  v. 34, n. 123, p. 633-661,  Dec.  2004

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