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Libâneo (2000) relata que os estudos atuais sobre o sistema escolar e as políticas educacionais têm se centrado na escola como unidade básica e espaço de realização dos objetivos e metas do sistema educativo. Para este autor o realce da escola como objeto de estudo se explica pela cultura e pelas estratégias de modernização e de busca de eficácia do sistema educativo. Uma destas estratégias é a

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) descentralização do ensino, atribuindo às escolas maior poder de decisão e maior autonomia.

Gabarito Letra D
Para este autor o realce da escola como objeto de estudo se explica pela cultura e pelas estratégias de modernização e de busca de eficácia do sistema educativo. Uma destas estratégias é a

a)  informatização da gestão, abrindo um espaço para comunicação entre equipes da escola.

b)  articulação de gestão entre escolas situadas no mesmo setor.

c)  integração dos conteúdos da educação a nível nacional.

d)  descentralização do ensino, atribuindo às escolas maior poder de decisão e maior autonomia.

 

Segundo o autor, para conseguir essa maior eficácia e modernização, é necessário uma descentralização do ensino.

“Os estudos atuais sobre o sistema escolar e sobre as políticas educacionais têm-se centrado na escola como unidade básica e como espaço de realização das metas do sistema escolar. A ideia de ter as escolas como referencial para a formulação e gestão das políticas educacionais não é nova, mas adquire importância crescente no planejamento das reformas educacionais exigidas pelas recentes transformações do mundo contemporâneo. Por essa razão, as propostas curriculares, as leis e as resoluções referem-se atualmente a práticas organizacionais como autonomia, descentralização, projeto pedagógico-curricular, gestão centrada na escola e avaliação institucional. Conforme Libâneo há pelo menos, duas formas de ver a gestão educacional centrada na escola. Explica que na perspectiva neoliberal, pôr a escola como centro das políticas significa liberar boa parte das responsabilidades do Estado, deixando ás comunidades e ás escolas à iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais. Já na perspectiva sociocrítica, a decisão significa valorizar as ações concretas dos profissionais na escola que sejam decorrentes de sua iniciativa, de seus interesses, de suas interações (autonomia e participação), em razão do interesse público dos serviços educacionais prestados, sem, com isso, desobrigar o Estado de suas responsabilidades. A escola sendo avaliada na perspectiva sociocrítica e seu modo de se organizar constitui um ambiente educativo, isto é, um espaço de formação e de aprendizagem construído por seus componentes, um lugar que os profissionais podem decidir sobre seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão. Desta maneira acredita-se que não são apenas os professores que educam. Todas as pessoas que trabalham na escola realizam ações educativas, embora não tenham as mesmas responsabilidades nem atuem de forma igual. Como exemplo, o atendimento aos pais, efetuado pela secretaria escolar, pode ser respeitoso ou desrespeitoso, inclusivo ou excludente, grosseiro ou atencioso; a distribuição da merenda envolve atitudes e modos de agir das funcionárias da escola que influenciam a educação das crianças de maneira positiva ou negativa; as reuniões pedagógicas podem tornar-se espaço de participação das pessoas ou de manifestação do poder pessoal do diretor.”

“A gestão democrática da escola pública, entendida como sinônimo de participação da comunidade, autonomia e descentralização administrativa, vem ganhando ênfase nas políticas educacionais encaminhadas no Brasil, a partir da década de 90, especialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Propõe-se como principais instrumentos de gestão escolar democrática, a criação dos Conselhos e Grêmios Estudantis, a elaboração do Projeto Políticopedagógico no âmbito interno, escolha direta de diretores, dentre outros.”

“Repensar o modo pelo qual se daria a gestão dos espaços escolares era fundamental na instauração de uma educação democrática. Foi neste contexto que a gestão escolar, em uma nova forma caracterizada principalmente pela descentralização do poder e pela autonomia, se redimensionou e, gradativamente, se instaurou nos sistemas de ensino como Gestão Democrática”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/218-2.pdf

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_democratica_unidade1.pdf

http://uniserratga.com.br/letter/projeto/uploads/artigos/2015/07/-1436227098.pdf

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