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Marinho-Araújo (2009) aborda a importância de a Psicologia Escolar avançar nos estudos e pesquisas sobre o processo de desenvolvimento humano adulto. Sobre o conceito de desenvolvimento humano da autora nesse texto, é CORRETO afirmar que:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) o trabalho é um fator propulsor do aparecimento da consciência, constituindo um elo na interdependência entre filogênese e ontogênese.

 

Marinho-Araújo (2009) aborda a importância de a Psicologia Escolar avançar nos estudos e pesquisas sobre o processo de desenvolvimento humano adulto. Sobre o conceito de desenvolvimento humano da autora nesse texto, é CORRETO afirmar que:
 

Marinho-Araújo fundamenta o seu texto na abordagem histórico-cultural. O texto utilizado para a questão foi "Psicologia Escolar na Educação Superior: novos cenários de intervenção e pesquisa" (Marinho-Araújo) In: "Psicologia Escolar: Identificando e Superando Barreiras" (Guzzo e Marinho-Araujo, 2009).

 

Também podemos ver isso no seguinte texto de David, orientada por Marinho-Araújo:

 

"Na psicologia histórico-cultural, o trabalho tem um papel primordial na configuração do desenvolvimento humano. Essa ação é entendida como uma atividade especificamente humana, constituindo um fator propulsor do desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores (Vygotsky, 2012). É importante ressaltar que Vygotsky (2012) fundamentou seus estudos para construir a teoria histórico-cultural nos postulados do materialismo histórico dialético proposto por Marx (1998). Um dos pontos fundamentais é a categoria trabalho, tema central na teoria marxista para defender a especificidade do desenvolvimento humano diferenciando-o de outros animais.

(...)

A psicologia histórico-cultural construída por Lev. S. Vygotsky (Vygotsky, 2012, 2013, 2014), em colaboração com Leontiev e Luria (Leontiev,1978; Luria, 1990), subsidiam compreensões complexas do desenvolvimento, pelas quais os sujeitos são entendidos como seres que se relacionam ativamente com a história e a cultura em que se inserem, transformando 0 contexto e por ele sendo transformados, dialeticamente (Vygotsky, 2012). A psicologia histórico-cultural enfatiza a interdependência entre a filogênese e a ontogênese na origem do desenvolvimento psicológico humano, especialmente na formação dos diversos processos cognitivos que surgem e são transformados, dialeticamente, na relação entre o homem e a natureza (Vygotsky, 2012). O autor ressalta que o aspecto biológico dos seres humanos se constitui de forma imbricada à evolução histórica e cultural dos processos psicológicos.(Vygotsky, 2012)."

 

Fonte: "Atuação da Psicologia Escolar no Instituto Federal de Goiás: Concepções e Práticas" (David)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

As outras afirmativas utilizam termos de outras abordagens teóricas: 

 

Letra B - Psicologia Analítica

Letra C - Behaviorismo

Letra D - Psicologia Institucional

 

a)  o trabalho é um fator propulsor do aparecimento da consciência, constituindo um elo na interdependência entre filogênese e ontogênese.


b)  a atuação da Psicologia Escolar deve levar em consideração aspectos do inconsciente coletivo presente na instituição que influencia diretamente na formação e na transformação da pessoa jovem em adulta.


c)  os comportamentos dos estudantes são condicionados, modificando a estrutura psíquica e capacitando os mesmos para tarefas de maiores complexidades.


d)  por meio do contraponto instituído versus instituinte o ser humano desenvolve uma melhor consciência sobre si e sobre o mundo que lhe rodeia.

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