Martínez (2009), a partir da produção no campo da inovação educativa e da experiência de trabalho em relação à implantação da política de inclusão escolar, apresenta um conjunto de ações que o psicólogo pode realizar de forma sistêmica – considerando a complexidade que toda mudança institucional implica –, para contribuir de forma produtiva para a incorporação da política à vida cotidiana da escola. Entre elas destacam-se, EXCETO:
- A) analisar criticamente as políticas a serem implantadas, reconhecendo seus pontos fortes e seus aspectos vulneráveis, visando à difusão de seus fundamentos na comunidade escolar;
- B) analisar as experiências na implantação de políticas similares ou da mesma política em outros contextos, visando delinear estratégias específicas para o contexto em que atua;
- C) identificar os pontos que possam constituir empecilhos para os processos de mudanças e delinear estratégias para neutralizá-los;
- D) impedir formas abertas de comunicação e de gestão participativa que possibilitem o envolvimento dos professores no processo de tomada de decisões;
- E) contribuir para a difusão de conhecimentos que possam favorecer a criatividade e a inovação.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) impedir formas abertas de comunicação e de gestão participativa que possibilitem o envolvimento dos professores no processo de tomada de decisões;
Gabarito: Letra D
A questão quer saber qual alternativa não traz uma atividade que Martinez propõe que os psicólogos possam exercer para facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas. Vamos ver todas as atividades propostas:
“• Analisar criticamente as políticas a serem implantadas reconhecendo seus pontos fortes e seus aspectos vulneráveis, visando a difusão de seus fundamentos na comunidade escolar. [Essa é a alternativa A]
• Analisar as experiências na implantação de políticas similares ou da mesma política em outros contextos visando delinear estratégias específicas para o contexto em que atua. [Essa é a alternativa B]
• Identificar os pontos que possam constituir empecilhos para os processos de mudanças e delinear estratégias para neutralizá-los. [Essa é a alternativa C]
• Favorecer formas abertas de comunicação e de gestão participativa que possibilitem o envolvimento dos professores no processo de tomada de decisões.
• Favorecer a coesão da equipe pedagógica e potencializar a receptividade da comunidade educativa às mudanças.
• Contribuir para a difusão de conhecimentos que possam favorecer a criatividade e a inovação. [Essa é a alternativa E]
• Contribuir para enfrentar e negociar os conflitos que comumente acompanham os processos de mudanças.
• Favorecer a criação de sistemas de estímulos e de premiação dos resultados positivos alcançados.”
A única alternativa que está em desacordo com o apresentado pela autora é a Letra D, uma vez que o psicólogo deve favorecer formas abertas de comunicação, e não impedi-las.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Martinez, Albertina Mitjáns. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 169-177. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020
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