Moreira e Guzzo (2014) entendem que, ao invés de explicar porque a criança não aprende ou porque a escola não ensina, o psicólogo na escola deve buscar
- A) estratégias pedagógicas que possam colaborar com o ensino-aprendizagem.
- B) condições e circunstancias que envolvem o desenvolvimento das crianças e o processo de ensino-aprendizagem.
- C) atuar, enquanto membro da equipe multidisciplinar, junto aos professores para encaminhar os alunos com dificuldade.
- D) novas formas de implementar políticas de atuação no ensino-aprendizagem priorizando a relação entre professores e alunos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) condições e circunstancias que envolvem o desenvolvimento das crianças e o processo de ensino-aprendizagem.
Moreira e Guzzo (2014) entendem que, ao invés de explicar porque a criança não aprende ou porque a escola não ensina, o psicólogo na escola deve buscar
Essa questão está baseada em um texto presente no livro "Psicologia Escolar: Desafios e Bastidores na Educação Pública" de Guzzo (org.):
"Esta é a psicologia que defendemos. Cientes dos seus limites e das suas implicações políticas e econômicas, mas, ainda assim, uma outra psicologia que tem como horizonte a emancipação e libertação de todos, porque o processo educativo tem esta possibilidade: contribuir para o desenvolvimento de novos sujeitos para uma nova maneira de viver em sociedade. Reiteramos, então, que este horizonte pode ser o objetivo das ações que definem a atuação do psicólogo na escola. Entendemos que, ao invés de explicar porque a criança não aprende ou porque a escola não ensina, o psicólogo na escola deve buscar condições e circunstâncias que envolvam o desenvolvimento das crianças e o processo de ensino-aprendizagem. Compreendendo os nexos entre estas condições e circunstâncias ele pode identificar quais promovem e quais dificultam o desenvolvimento"
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) estratégias pedagógicas que possam colaborar com o ensino-aprendizagem.
b) condições e circunstancias que envolvem o desenvolvimento das crianças e o processo de ensino-aprendizagem.
c) atuar, enquanto membro da equipe multidisciplinar, junto aos professores para encaminhar os alunos com dificuldade.
d) novas formas de implementar políticas de atuação no ensino-aprendizagem priorizando a relação entre professores e alunos.
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